Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

31/01/2014

Paulo Monteiro: prémio e edição no Brasil

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O amor infinito que tenho por você é outras histórias foi o título escolhido para a edição brasileira do livro mais traduzido da história da banda desenhada portuguesa.
A edição, da responsabilidade da Balão Editorial, terá lugar entre Fevereiro e Março, e segue-se a edições da mesma obra em Espanha, Polónia, Inglaterra, Irlanda e França.
Neste último país, o livro valeu a Paulo Monteiro, neste momento no festival de BD de Angoulême, onde tem agendadas várias sessões de autógrafos, o prémio Sheriff d’Or, atribuído pela livraria Esprit-BD. A obra, que tem sido bem recebida pela crítica (especializada ou não) é ainda candidata a duas outras distinções francófonas.
O amor infinito que te tenho e outras histórias (Polvo, 2011), na sua versão portuguesa tinha sido já consagrado como Melhor Álbum Português, no AmadoraBD (2011), e como Melhor Edição Independente pelos Troféus Central Comics (2012).

Faleceu Philippe Delaby, desenhador de Murena









Philippe Delaby, um dos mais conceituados desenhadores da banda desenhada franco-belga de época da actualidade, faleceu aos 53 anos, vítima de um ataque cardíaco.

30/01/2014

Mágico Vento #131

(último número)












Por vezes gostava de poder parar o tempo, suspender obrigações familiares e profissionais, dispensar o sono e a alimentação e isolar-me.
Porquê? A explicação vem nas linhas que se seguem.

29/01/2014

Golden Dogs #1: Fanny







Londres, 1820.
Quatro personagens pouco recomendáveis – Orwood, Fanny, Lario e Lucréce – oriundos dos bairros mais mal-afamados da cidade, decidem juntar-se para criar um novo bando de assaltantes.
Juntos, com lealdade jurada até ao fim, querem sobrepor-se a todos os que já existem e fazer fortuna à custa dos outros, a todo o custo e a qualquer preço.
Sobre eles, no entanto, pairam algumas sombras negras: os rivais Black Birds, liderados pelos gémeos Harlow Twins, canalhas sem escrúpulos que fizeram a sua fama deixando um rasto de sangue e violência no ataque a carruagens de ricos, e o juíz Aaron, com quem cada um dos quatro tem contas (ocultas) a ajustar. E, sabemos nós, leitores, a certeza de que entre os quatro um é traidor.
O desenvolvimento já a seguir.

28/01/2014

Marvel volta a falar português: Títulos, conteúdos e preços












Como As Leituras do Pedro anunciaram em primeira mão, a partir do próximo mês de Fevereiro, haverá revistas Marvel em português nas bancas e quiosques nacionais.
Já a seguir, tudo sobre títulos, preços e conteúdos e uma surpresa não anunciada.

26/01/2014

J. Kendall #102 – O voo do terror

Aventuras de uma criminóloga
 
 
 
 
 
 
 
Pode o acessório parecer (ilusoriamente) principal e o que parece secundário corresponder à verdadeira essência de uma narrativa?
Berardi e Mantero respondem afirmativamente – e demonstram-no! – em O voo do terror, neste momento em bancas portuguesas, mais um relato que justifica porque razão esta é uma revista que se deve seguir mensalmente.
Confusos? Vou tentar explicar já a seguir.

DC Comics em Janeiro

(Panini Comics)
 
A Sombra do Batman #11
 
Mais edições com super-heróis DC Comics já a seguir...

25/01/2014

Marvel em Janeiro

 (Panini Comics)
 
Avante Vingadores #60
 
Homem-Aranha, Wolverine, X-Men e outros já a seguir...

Bonelli em Janeiro (2.ª distribuição)

(Mythos Editora)
ALMANAQUE TEX 45
Bandidos e Heróis
Texto: Mauro Boselli
Desenhos: Carlos Gomez
História originalmente publicada em Almanacco del West 2013
Entre as áridas e desoladas montanhas da divisa do Arizona com o Novo México está o sonolento povoado de Clifton, uma pobre comunidade que sobrevive graças a uma mina de cobre. Não é uma grande riqueza, mas os homens da quadrilha Johnson, fugindo de Tex e seus parceiros, não podem se dar ao luxo de escolher. Só que nas mesmas montanhas também se esconde um bando de cruéis apaches rebeldes. O inevitável encontro de todos os grupos em Clifton vai trazer à tona o que cada personagem tem de pior e de melhor, transformando bandidos em heróis.
E mais: matéria sobre os autores dessa história e a forma inusitada como ela foi criada.
4,00€

Mais Tex, Julia, Mágico Vento e Zagor já a seguir...

24/01/2014

Un petit gout de noisette



Descobri Vanyda há alguns anos, aquando da edição deste álbum, então claramente influenciada pelo manga que começava a impor-se com força em França e levava alguns novos autores a procurarem vencer nesse estilo ‘importado’.
A par disso, Vanyda demonstrava já uma sensibilidade especial para as vivências dos adolescentes/jovens adultos, onde se adivinhava um grande poder de observação do(s) que a rodeava(m) e, talvez também, algo da sua própria experiência.
As impressões do reencontro com esta autora francesa nascida em 1979, já a seguir.

85 anos de Tintin na FNAC

Pormenores já a seguir.

23/01/2014

Los Vengadores: La guerra interminable

Numa época dominada – cada vez mais – pelo dinheiro, é normal que a indústria da BD – seja ela comics, franco-belga, manga, Disney ou outra – também se guie pelo ‘vil metal’ - que no entanto dá tanto jeito… - procurando novos produtos, embora estes muitas vezes não sejam mais do que recauchutagens mais ou menos aprofundadas dos que já existem…
O livro que hoje destaco, é um exemplo desta procura de novos leitores. Primeiro título de um novo projecto da Marvel, que se poderia classificar como a primeira graphic novel (aproximadamente) global, pois foi editada em simultâneo em 8 países – EUA, Brasil, Espanha, Itália, Alemanha, França, Finlândia e Turquia – está especialmente direccionado para o segmento de livrarias.
Aspectos positivos e negativos, já a seguir.

21/01/2014

Super Pig: O impaciente inglês










Uma das coisas que mais me tem agradado em Super Pig é a forma como Mário Freitas tem conseguido alternar entre vários registos – da acção ao humor, passando pela intriga (também política) - utilizando sempre a mesma personagem.
Esse não é, no entanto o único atractivo de O impaciente Inglês, como veremos já a seguir.

20/01/2014

Marvel volta a falar português










As Leituras do Pedro estão em condições de anunciar em primeira mão que, se tudo correr como previsto, a partir do próximo mês de Fevereiro as bancas e quiosques nacionais vão voltar a ter revistas Marvel em português. Isto não acontecia desde meados da década anterior, quando a Devir cessou a publicação das suas edições.
Mais pormenores já a seguir.

19/01/2014

As vendas do Pedro – Selos BD







Ao longo dos muitos anos que levo ligado à banda desenhada, por diversas razões (ofertas sem possibilidade de troca, compras em duplicado, substituição por edições mais recentes, mais completas ou em português...) acumulei revistas, livros, figuras e selos repetidos.
Para libertar espaço, estou agora a disponibilizá-los a quem me costuma ler. Salvo indicação em contrário, as edições encontram-se em bom estado.
Hoje, as minhas propostas são alguns selos – usados - relacionados com banda desenhada, porque retratam heróis dos quadradinhos ou são desenhados pelos seus autores.
Descubra-os já a seguir.

18/01/2014

BDLP candidato em Angoulême













O terceiro número do BDLP é um dos candidatos ao prémio de Melhor Publicação de BD Alternativa no Festival de la Bande Dessinée d’Angoulême, que terá lugar de 30 de Janeiro a 2 de Fevereiro, naquela cidade francesa.
Pormenores já a seguir.

17/01/2014

Station 16










A comemorar 20 anos em 2014, a colecção Signé abre as “hostilidades” com um dos autores que mais vezes aproveitou a liberdade que ela lhe proporcionava.
Trata-se de Hermann que, de novo em parceria com o seu filho Yves H., explora uma temática fantástica pouco habitual no duo.
As Leituras do Pedro abrem o apetite para o álbum já a seguir.

16/01/2014

Signé: 20 anos de liberdade











Em 1994 nascia a colecção Signé, resposta de uma das editoras tradicionais do mercado franco-belga, no caso a Lombard, às mudanças que o aparecimento de L’Association, poucos anos antes, tinha introduzido no mercado editorial francês.

Mundo Fantasma: 5 anos de exposições










Exposição de fotografia de Mário Venda Nova, assinalando os primeiros cinco anos da galeria.
Informação mais substancial já a seguir.

15/01/2014

Aniversário Quádruplo


Começar o ano com o pé direito parece ter sido em tempos o lema dos sindicatos de distribuição de BD para os jornais nos Estados Unidos. A 7 de Janeiro festejaram o aniversário quatro heróis clássicos dos quadradinhos, que alimentaram – e ainda alimentam…? - os sonhos de sucessivas gerações.
Descubra quais, já a seguir.

O Melhor da BD Nacional 2013 na FNAC

14/01/2014

Super-Heróis DC Comics – série II: Herança Vermelha





Por vezes, as ideias simples são as melhores.
Herança Vermelha, sétimo tomo da colecção Super-Heróis DC Comics – Série II, que a Levoir está a publicar em parceria com o semanário SOL, é um bom exemplo disso.
Para o desenvolver, Mark Millar partiu de um pressuposto aliciante: o que teria mudado no Super-Homem, se a nave em que veio de Krypton tivesse aterrado na União Soviética e não nos Estados Unidos?
Ou, de outra forma: já nascemos como vamos ser ou é o ambiente em que crescemos que nos molda, limita e/ou nos estimula?
A resposta do argumentista escocês já a seguir.

13/01/2014

Jijé nasceu há 100 anos













Há um século nascia o belga Joseph Gillain. A banda desenhada conhece-o como Jijé e recorda-o como criador de Jerry Spring.
Uma breve biblio-biografia já a seguir.

12/01/2014

As vendas do Pedro: Les Voitures de Tintin

Ao longo dos muitos anos que levo ligado à banda desenhada, por diversas razões (ofertas sem possibilidade de troca, compras em duplicado, substituição por edições mais recentes, mais completas ou em português...) acumulei revistas, livros, figuras e selos repetidos.
Para libertar espaço, estou agora a disponibilizá-los a quem me costuma ler. Salvo indicação em contrário, as edições/peças de colecção encontram-se em bom estado.
Hoje, as minhas propostas são dois carros da colecção Les Voitures de Tintin (na embalagem original, em perfeito estado, com o respectivo folheto, formato 140 x 297 mm) que não foram incluídos na colecção portuguesa da Planeta DeAgostini.

Les Voitures de Tintin #55
La Draisine de Tintin au Pays des Soviets
12,50 €
VENDIDO



Mais carros e modalidades de compra já a seguir.

10/01/2014

Tintin: 85 anos de viagens






Há 85 anos, um certo Tintin embarcava num comboio com destino ao País dos Sovietes.
Era a primeira de muitas viagens de um dos mais populares heróis que os quadradinhos já conheceram e cuja evocação continua já a seguir.

09/01/2014

Bonelli em Janeiro

(Mythos Editora)
  
J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga #101
Caça ao tesouro
Texto: Giancarlo Berardi  e Lorenzo Calza
Desenhos: L. Pittaluga e F. Antinori
História originalmente publicada em Júlia italiana 101
Em pleno mar das Filipinas, Júlia deve descobrir quem assassinou a tripulação de um barco, o Vega, composta por biólogos marinhos que estão estudando a barreira de corais. Entre eles, alguns colegas de universidade da investigadora de Garden City, que se vê envolvida numa complicada investigação distante da terra firme.
4,50€

Mais 6 edições de Mágico Vento, Tex e Zagor já a seguir...

08/01/2014

Robert Moses - Le Maître caché de New York












A primeira surpresa deste livro, é encontrar nele o nome de Pierre Christin – inventor dos mundos maravilhosos de Valérian em parceria com Mezières ou de algumas das intrigas políticas em que Bilal se revelou.
O porquê destas palavras surge já a seguir.

07/01/2014

Comix Record






Há poucas semanas alguém questionava de forma crítica a heterogeneidade das propostas deste blog - e consequentemente das minhas leituras - perguntando como era possível coexistirem, por exemplo na lista dos melhores títulos de um dado mês, criações Bonelli, a Turma da Mônica, clássicos franco-belgas, heróis Disney, super-heróis ou, deixem-me escrever assim, banda desenhada adulta.
A resposta para mim é simples: todas essas leituras me dão prazer. De forma diferente, evidentemente, tal como diferente é o prazer que podemos experimentar ao comer uma torrada com manteiga, uma francesinha ou de um prato gourmet num restaurante de luxo. Cada um destes apela a distintos aspectos do nosso palato, da mesma forma que bandas desenhadas daqueles diversos géneros apelam a distintas partes do meu intelecto.
Deixo mais um exemplo, já a seguir.

06/01/2014

Star Wars em Janeiro

(Planeta DeAgostini)

Comics Star Wars #43 –Império Negro 2
06-1-2014

Mais imagens e os resumos já a seguir.

04/01/2014

Catálogo 60 Anos da Colecção de Cromos História de Portugal








Via Kuentro surge a notícia de que o a Biblioteca Nacional de Portugal disponibiliza gratuitamente o catálogo da exposição 60 anos da História de Portugal em cromos, em formato ePDF, mas apenas até ao próximo dia 7 de Janeiro.
A exposição teve lugar naquele local, entre 3 e 31 de Outubro, com organização de Leonardo De Sá e José Manuel Mimoso, que também assinam os textos do catálogo, que deve ser descarregado aqui.

Mais informações sobre esta edição já a seguir.

03/01/2014

Astérix à Volta do Mundo em Janeiro

(Público/ASA)

3 de Janeiro
Astérix na Córsega 


10 de Janeiro
A Grande Travessia 


17 de Janeiro
Astérix entre os Belgas 


24 de Janeiro
A Odisseia de Astérix 


31 de Janeiro
As 1001 Horas de Astérix 

02/01/2014

Super-Heróis DC Comics – Série II com o semanário Sol em Janeiro

3 de Janeiro
6 -Liga da Justiça/Sociedade da Justiça: Virtude e vício
Geoff Johns, David Goyer, Carlos Pacheco, Stephen Sadowski, Don Kramer
No Universo DC existem uma Sociedade e uma Liga que lutam pela Justiça. Separados, são os dois grupos mais poderosos do mundo; juntos, são uma força imbatível para o Bem. Mas, apesar das virtudes dos seus membros, nem por isso deixam de ser susceptíveis aos vícios da humanidade, e quando dois dos mais temíveis inimigos de ambos os grupos unem esforços, os heróis serão postos à prova como nunca antes.
Escrita por Geoff Johns e David S. Goyer, o argumentista da trilogia cinematográfica do Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan, esta história ilustrada por Carlos Pacheco e complementada com a arte de Stephen Sadowski e Don Kramer confere o misto perfeito de acção, mistério e humor neste aclamado encontro entre os dois maiores grupos de super-heróis da DC.

10 de Janeiro
7 -Super-Homen: Herança vermelha
Mark Miller, Dave Johnson, Killian Plunkett

O Sonho Americano é substituído pelo Pesadelo Americano nesta história dum mundo alternativo em que o Super-Homem bebé, depois de escapar à destruição do planeta Krypton, aterra na União Soviética. Nesta história alternativa do universo DC o Super-Homem é o campeão do proletariado, e Lex Luthor o agente que procura continuamente defender os EUA do Comunismo, até à surpreendente conclusão desta saga.
Mark Millar é um dos maiores argumentistas dos comics, e criou aqui uma das mais populares histórias de sempre da linha Elseworlds, acompanhado pelo traço dos artistas Dave Johnson e Kilian Plunkett.

17 de Janeiro
8 -Batman: Contos do Batman
Tim Sale, James Robinson, Alan Grant
Nos três contos reunidos neste volume, o Cavaleiro das Trevas tem que enfrentar um espadachim tão carismático como letal, frustrar os planos de um bando de vilões de segunda linha que decide raptar o Presidente da Câmara, o Comissário Gordon e… Bruce Wayne, e sobreviver ao mais arriscado dos desafios: um encontro romântico com a Mulher-Gato.
Escritos por argumentistas de renome como James Robinson, Alan Grant e Darwyn Cooke estes três contos do Batman têm a uni-los o traço único de Tim Sale, talentoso desenhador responsável pela arte de algumas das mais épicas sagas do Cavaleiro das Trevas, como The Long Halloween e Dark Victory.

24 de Janeiro
9 -O Gavião: Aliados e inimigos
Geoff Johns, Rags Morales, José García-López
Último de uma extensa linha de reencarnações, Carter Hall é o novo Gavião, munido das memórias dos seus predecessores para prosseguir a luta contra as forças do Mal. Infelizmente, essas memórias não são partilhadas pela sua amada intemporal, o que não augura nada de bom para ambos no triângulo eterno de amor, morte e assassinato que sempre fez parte das suas vidas ao longo das eras. E os inimigos do seu passado não esqueceram...
Geoff Johns e Rags Morales relançam em Aliados e Inimigos uma das mais complexas e fascinantes personagens da DC, com um longo historial que é aqui explorado de uma forma abreviada, mas nem por isso menos abrangente, para novos leitores.

31 de Janeiro
10 -Super Homen-Batman: Poder absoluto
Jeph Loeb , Carlos Pacheco, Mark Verheiden, Kevin Maguire


No imenso universo da DC, existem muitos mundos, e muitas dimensões paralelas, e num desses mundos, o Super-Homem e o Batman governam o planeta com mão de ferro, como ditadores absolutos! Poderão Kal-El e Bruce Wayne descobrir a força maléfica dos viajantes do tempo por trás deste mundo distópico, e com a ajuda dos últimos heróis que se opõem à tirania, voltar à realidade que todos conhecemos?
Os dois maiores super-heróis da DC juntam-se aqui pela mão de duas super-estrelas dos comics, o argumentista Jeph Loeb, e o artista Carlos Pacheco, que assinam com esta saga uma das suas melhores histórias.

01/01/2014

2014










Começa hoje um novo ano, também para os quadradinhos.

No que me diz respeito, se 2013 foi o ano em que este blog foi mais produtivo – 524 actualizações contra apenas 387 no ano transacto – a verdade é que muitas delas resultaram de notícias/lançamentos e não de leituras feitas – ao fim e ao cabo o que me levou a criá-lo - ou não tivesse sido este o ano em que a minha biblioteca de BD menos cresceu, graças à malfadada crise - e à incompetência governativa a ela associada… O que, em certos momentos, chegou mesmo a pôr em causa a continuação de As Leituras do Pedro, espectro que ainda não está de todo afastado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...