Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

31/05/2014

X Festival de BD de Beja começa hoje







O X Festival de Banda Desenhada de Beja abre hoje as portas – dentro de 77 minutos, em relação à hora em que este texto ficou disponível…! – para aquela que me parece uma das edições mais estimulantes do mais estimulante dos festivais de BD em Portugal. Pela qualidade das exposições apresentadas, pelos perfil e as propostas dos autores convidados e pelo ambiente acolhedor, propício ao convívio e à troca de experiências.
Estando as listagens das (muitas) exposições patentes e dos (incontornáveis) autores presentes disponíveis aqui e a programação para este (enorme) fim-de-semana visível aqui, penso que não há muito mais para dizer, embora fique imensamente mais por escrever.

Mas vale mais que vão a Beja – se puderem… -e desfrutem do festival e do convívio que ele proporciona, peçam autógrafos e comprem (pelo menos) um livro!

DC Comics em Maio

(Panini Comics)

Superman #15

Todas as capas deste mês já a seguir!

30/05/2014

Alguns Dias com um Mentiroso

Edição brochada






Publico hoje aquele que será (previsivelmente) o último livro do mini-ciclo que As Leituras do Pedro dedicaram a Étienne Davodeau, a propósito da sua presença no X Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, já amanhã (31 de Maio) e domingo (1 de Junho).
E fecho com chave de ouro ou não seja este o livro do autor que mais me marcou – o que não põe em causa a (eventual maior) qualidade, actualidade e até premência de outros dos seus títulos.
Descubram porquê já a seguir.

Turma da Mónica em Maio

(Panini Comics)

Turma da Mónica – Saiba mais: Mundo das Crianças

Todas as capas deste mês já a seguir!

Marvel em Maio

(Panini Comics)



Os Novos Vingadores #116
Último número da revista.

Seguiu-se (no Brasil) Os Vingadores - Nova Marvel, de alguma forma correspondente à revista Vingadores, actualmente editada em português.


As outras capas deste mês já a seguir!

29/05/2014

Yeshuah III: Onde tudo está













13 anos depois, Laudo Ferreira (com Omar Viñole) conclui a tarefa (hercúlea) a que se propôs: contar em quadr(ad)inhos uma versão humanizada da vida de Jesus Cristo.
O resultado, lido já a seguir.

Simpsons Comics #2













Chega hoje às bancas, quiosque, hipermercados e demais pontos de venda a revista Simpsons Comics #2, de que podem espreitar já a seguir algumas pranchas e as sinopses das histórias.

28/05/2014

Cinco anos a ler banda desenhada

As Leituras do Pedro estrearam a 28 de Maio de 2009



5 anos

1960 entradas
que são (pelo menos) diárias desde 2010

quase 4000 comentários

centenas de livros e revistas lidos

milhares de edições divulgadas

quase 700.000 visitas

Obrigado a quem o torna possível.


(continuação de) Boas leituras!

Figment: o novo projecto de Filipe Andrade












O desenhador português Filipe Andrade, foi escolhido pela Marvel e a Disney para desenhar Figment, uma banda desenhada integrada no universo Disney Kingdoms.
O primeiro número desta mini-série estará à venda nos Estados Unidos já no próximo dia 4 de Junho.

Entrevista e imagens aqui.

27/05/2014

La Gloire d’Albert











O preocupante crescimento da extrema-direita nas recentes eleições europeias, nomeadamente em França, confere uma nova actualidade a este álbum, protagonizado por Albert, um anónimo militante dum movimento análogo.
Descubra porquê, já a seguir.

26/05/2014

Le constat













Primeiro salto em frente na carreira de Davodeau, este álbum originalmente datado de 1996, aparentemente parece deslocado no contexto da sua obra.
Nada mais falso, como explico já a seguir.

Desenho com Tintin leiloado por 2,5 milhões de euros


O original deste desenho de Hergé, criador de Tintin, datado de 1937, foi vendido no sábado em França, pela leiloeira Artcurial, por 2,519 milhões de euros.
Conheça-o melhor já a seguir.

25/05/2014

Leituras Novas – Maio 2014

Devir
A Pior Banda do Mundo Vol. 1 de 2
José Carlos Fernandes
A obra mais premiada da BD portuguesa, oferece uma visão de conjunto de uma cidade sem nome, uma mistura da Praga de Kafka, a Nova Iorque de Ben Katchor e a Buenos Aires de Borges.
Uma desastrada e inepta banda de músicos, de intenções vagamente jazzísticas e resultados
puramente caóticos, ensaia regularmente na cave de uma alfaiataria. Os seus membros são Sebastian Zorn (saxofone tenor), Idálio Alzheimer (piano), Ignacio Kagel (contrabaixo) e Anatole Kopek (bateria). Apesar de ensaiarem há três décadas, nunca conseguiram actuar ao vivo.
As aventuras destes músicos desprovidos de talento servem ao autor de pretexto para nos introduzir num mundo repleto de personagens entregues a ocupações improváveis e preocupações inverosímeis, formando um puzzle repleto de humor e melancolia que põe em evidência a notável capacidade de José Carlos Fernandes para retratar o quotidiano.
Este primeiro volume, de um total de dois, recompila os três primeiros tomos da série: O Quiosque da Utopia, Museu Nacional do Acessório e do Irrelevante e As Ruínas de Babel.
A Devir Livraria é um grupo editorial especializado em jogos e banda desenhada, presente em Portugal desde 1996.



Ficha Técnica
192 páginas a cores
FORMATO: 170 x 240 mm
ISBN: 978-989-559-219-7
EAN: 9789895592197
PREÇO: 22,00 € PVR
Volume 2 disponível em Julho

Mais Leituras Novas já a seguir.

24/05/2014

X Festival Internacional de BD de Beja: programação












Depois de já ter divulgado as exposições patentes e os autores presentes no X Festival de Banda Desenhada de Beja, já a seguir podem consultar a programação paralela completa.

23/05/2014

Super-Heróis Marvel série III





A Levoir anunciou na passada quarta-feira, na sua página do Facebook, que está a preparar uma nova colecção de banda desenhada dedicada aos super-heróis Marvel, que será publicada com o jornal Público, a partir do início de Julho.
Já a seguir As Leituras do Pedro desvendam em primeira mão alguns dos títulos que poderão integrar a colecção.

22/05/2014

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

 












Os X-Men regressaram ontem aos cinemas portuguesas e de alguma forma em dose dupla pois Dias de um Futuro Esquecido fica marcado pelo encontro de mutantes de duas épocas distintas.
Saiba mais já a seguir.

21/05/2014

La Grande Guerre






Com a aproximação do centenário do início da Primeira Grande Guerra (a 28 de Julho próximo) é natural que se comecem a multiplicar as obras sobre o primeiro grande conflito do século XX.
Poucas serão tão originais como a que hoje proponho, como podem constatar já a seguir.

20/05/2014

Leituras Novas Brasil – Maio 2014

Esta é uma nova secção aperiódica que surgirá sempre que se justificar.
Pretendo com ela divulgar alguma da informação que me chega regularmente do Brasil, até porque uma parte significativa dos visitantes de As Leituras do Pedro estão naquele país.
Como habitualmente, os textos, quando existem, são da responsabilidade das editoras e, no caso presente, optei por os manter em brasileiro.

Assim, já a seguir descubram as primeiras Leituras Novas provenientes do Brasil.

Banda Desenhada: A narrativa em imagens

19/05/2014

Les amis de Saltiel #1: L’homme que n’aimait pas les arbres





O convite do X Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja para escrever um texto sobre Étienne Davodeau, levou-me – de forma prazeirosa – a reler a obra daquele que considero um dos autores franco-belgas (e não só) mais interessantes das duas últimas décadas.
Por esse motivo, apesar de ele ser presença recorrente aqui no blog através das suas obras mais recentes, começo hoje, de forma intermitente, um mini-ciclo Étienne Davodeau, que preencherei com algumas das suas obras iniciais.
A abrir, o álbum que o revelou, através do texto que escrevi para o jornal O Primeiro de Janeiro, de 23 de Fevereiro de 1992, que podem ler já a seguir.

18/05/2014

As vendas do Pedro – Americanos

Ao longo dos muitos anos que levo ligado à banda desenhada, por diversas razões (ofertas sem possibilidade de troca, compras em duplicado, substituição por edições mais recentes, mais completas ou em português...) acumulei revistas, livros, figuras e selos repetidos.
Para libertar espaço, estou agora a disponibilizá-los a quem me costuma ler.
Hoje, proponho edições de vários géneros com um ponto em comum: autores americanos.

  
VENDIDOS
 3 números – mini-série completa
10,00 €

Mais edições já a seguir.

17/05/2014

Curiosidades: Resumir mas...


É evidente que a capa de uma revista deve resumir o seu conteúdo mas, não convém exagerar.
Confusos? Vejam a seguir ao salto.

16/05/2014

A Guerra dos Tronos Vol. 3









Um ano depois do terceiro volume, mais uma vez a reboque de nova temporada televisiva – o que é uma atitude inteligente, não uma crítica – e mostrando respeito pelo leitor/comprador dos volumes anteriores – o que deveria ser regra, mas na edição de BD em Portugal tem sido mais vezes excepção – já está disponível o terceiro volume (de quatro) da adaptação aos quadradinhos da famosa obra de George R. R. Martin.

15/05/2014

Tarzan: Tiras Diárias #1




“… quando a magia e a fantasia andavam de mão dada com a aventura”.
Esta frase, com que Rafael Marin conclui a introdução deste livro, resume-o perfeitamente. Ou quase, pois falta-lhe dizer que nele, a arte de Russ Manning, em Tarzan, foi restaurada como só Manuel Caldas sabe fazer.
Para comprovar já a seguir.

Quer publicar na Café Espacial?












Tem uma ideia diferente? Pensou num texto, numa matéria, numa ilustração, fotos, quadr(ad)inhos, enfim, imaginou a arte de outra maneira? Pois temos aqui uma chance para si: venha participar da Café Espacial 13.
Pormenores já a seguir.

14/05/2014

Death Note #7 e #8











Parece inevitável. Volto, mais uma vez, à questão da história, que recentemente serviu de base a uma série de textos aqui no blog.
O mote - mais um diferente – é desenvolver a história quando o sucesso bate à porta.
Espreitem o que escrevi, já a seguir.

Abysmo em dose dupla

 

13/05/2014

Batman: Nas sombras há 75 anos


Em Maio de 1939, a revista Detective Comics #27 anunciava na capa um dos mais populares super-heróis de todos os tempos: Batman.
Breve panorâmica sobre a origem do homem-morcego e algumas das suas obras mais marcantes, já a seguir.

Fernando Relvas e a revista Tintin no CNBDI

12/05/2014

Marvel Now: plano editorial para 2014





Chegados a Maio, existe já definido um plano editorial para as edições em português da Marvel para 2014, que As Leituras do Pedro detalham a seguir.

As informações que se seguem, foram retiradas de um comentário de José de Freitas aqui no blog, mas como me pareceu que passaram despercebidas, ficam aqui de forma mais directa e complementadas por mais alguma informação que o próprio enviou, porque acredito que são do interesse de muitos dos visitantes do blog.

11/05/2014

As vendas do Pedro – Revistas Spirou e Jacaré

Ao longo dos muitos anos que levo ligado à banda desenhada, por diversas razões (ofertas sem possibilidade de troca, compras em duplicado, substituição por edições mais recentes, mais completas ou em português...) acumulei revistas, livros, figuras e selos repetidos.
Para libertar espaço, estou agora a disponibilizá-los a quem me costuma ler.
Hoje, proponho diversos números (alguns repetidos) das revistas Spirou (1.ª série) e Jacaré.

Cada 2,00 €

 
VENDIDA                                            

Mais exemplares das revistas Spirou e Jacaré já a seguir.

10/05/2014

X Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja










Este ano, entre os dias 31 de Maio e 15 de Junho, Beja volta a estar no itinerário de todos aqueles que gostam de imagens desenhadas.
Tudo sobre o festival, já a seguir!

09/05/2014

Chico Bento Moço #1










O sucesso da Turma da Mônica Jovem, mais cedo ou mais tarde teria que dar origem a outras variações semelhantes.
Chico Bento Moço, acabado de distribuir n(algum)as bancas portuguesas, é o primeiro exemplo, com uma linha narrativa substancialmente diferente, como veremos já a seguir.

08/05/2014

Simpsons Comics #1









Há sensivelmente 20 anos, antecipando um regresso à escrita sobre BD ao jornal O Primeiro de Janeiro – que acabou por nunca se concretizar – escrevi um texto sobre a revista norte-americana Simpsons Comics #1.
Agora, perdido o texto original – ou pelo menos em paradeiro desconhecido… - volto ao tema, com uma satisfação acrescida: a edição sobre que falo é em português.
E esse aspecto, levanta-me desde logo duas questões, que apresento já a seguir:

De William Blake ao Black Metal

07/05/2014

Living Will #2











De forma sóbria, paciente, André Oliveira – com o contributo incontornável e mais do que apenas competente de Joana Afonso - continua a desenvolver perante os nossos olhos (de leitores) o pequeno mundo de Will que, aos 82 anos, pretende pôr em ordem alguns assuntos antes da sua hora soar.

Michel Vaillant em Maio

(Pùblico/ASA)

7 de Maio - O Carro n.º 13

As restantes capas do mês já a seguir.

06/05/2014

Marvel Now em Maio

(Panini Comics)
(edição em português)

7 de Maio
Vingadores #4

Todas as pranchas e as restantes capas já a seguir.

Ignorância Lusa






Ao falar de banda desenhada, é possível confundir “capa” e “prancha”?
Embora a resposta devesse ser um rotundo “não”, a realidade – portuguesa, recente - fornece uma resposta discrepante.

05/05/2014

Comics Star Wars em Maio

(Planeta DeAgostini)

Comics Star Wars #60 –Boba Fett 1
05-05-2014
Três anos antes da Batalha de Yavin, Darth Vader contrata um
caçador de recompensas chamado Boba Fett para encontrar
Abal Karda, um coronel renegado que o Império considera
seu inimigo. A sua missão: recuperar um cofre que o fugitivo
tem consigo. Esse cofre contém um segredo que poderá atribuir,
a quem o possuir, poder, e Boba Fett sabe que Vader jamais
permitirá que continue vivo uma vez que o tenha
recuperado. O confronto entre eles é inevitável.
Com este volume inicia-se a saga dedicada a Boba Fett,
uma das personagens mais misteriosas de Star Wars.

 Pranchas e as restantes capas e resumos do mês já a seguir.

04/05/2014

As vendas do Pedro - Batman

Ao longo dos muitos anos que levo ligado à banda desenhada, por diversas razões (ofertas sem possibilidade de troca, compras em duplicado, substituição por edições mais recentes, mais completas ou em português...) acumulei revistas, livros, figuras e selos repetidos.
Para libertar espaço, estou agora a disponibilizá-los a quem me costuma ler.
Hoje, proponho uma série de edições de Batman.

6,00 €

Mais BD do Homem-Morcego já a seguir.

03/05/2014

Curiosidades: publicidade que (a)paga a BD



Mundo de Aventuras #992
Agência Portuguesa de Revistas (APR)
26/09/1968




Curiosidades, parecenças e semelhanças, falhas de desenhadores e editores e atropelos à banda desenhada serão alguns dos motivos que irão preenchendo aleatoriamente esta rubrica recorrente em As Leituras do Pedro e cujas entradas anteriores podem ser vistas aqui.

02/05/2014

Disney em Maio

(Goody)





Este é mais um mês recheado de BD Disney para todos os gostos (ou quase!). A diversão começa já hoje, com a Disney BIG 4.
Durante todo o mês, contem com a já habitual Comix, todas as quartas-feiras, e a mensal Hiper, que chega ao número 18 no dia 23, bem como a tua amiga preferida, a Minnie & Friends número 6!
Os pormenores e as capas vêm já a seguir.

01/05/2014

As melhores leituras de Abril

Foram estas as melhores edições de BD que li em Abril, independentemente da sua data de publicação original.
Para descobrir mais sobre as obras (quando disponível), clicar nas respectivas imagens.


Os restantes títulos estão já a seguir...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...