Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

30/11/2015

Comic Con 2015 - Peter Snejberg

Um autor, um livro
Sugestão de leitura para conhecer a obra dos autores presentes na Comic Con Portugal, que terá lugar na Exponor, em Matosinhos, de 4 a 6 de Dezembro.
 
Peter Snejberg é convidado da G. Floy Studio
(Clicar sobre a capa do livro para saber mais)

Comic Con 2015 – Miguel Montenegro

Um autor, um livro
Sugestão de leitura para conhecer a obra dos autores presentes na Comic Con Portugal, que terá lugar na Exponor, em Matosinhos, de 4 a 6 de Dezembro.

 
Miguel Montenegro vai estar no Artists' Alley da Comic Con Portugal 2015

Comic Con 2015 – Juan Dias Canales

Um autor, um livro
Sugestão de leitura para conhecer a obra dos autores presentes na Comic Con Portugal, que terá lugar na Exponor, em Matosinhos, de 4 a 6 de Dezembro.

 

Juan Dias Canales é convidado da Comic Con Portugal
Obra candidata aos Galardões BD Comic Con Portugal 2015,
na categoria Excelência na Edição de BD em Português de Autores Estrangeiros
(Clicar sobre a capa do livro para saber mais)

Comic Con 2015 – Diogo Carvalho

Um autor, um livro
Sugestão de leitura para conhecer a obra dos autores presentes na Comic Con Portugal, que terá lugar na Exponor, em Matosinhos, de 4 a 6 de Dezembro.

 
Diogo Carvalho vai estar no Artists' Alley da Comic Con Portugal 2015

29/11/2015

Bernard Prince em Dezembro

ASA/Público

Já a seguir, os títulos e as capas da colecção Bernard Prince que a Asa e o jornal Público estão a distribuir à quarta-feira.

Leituras Novas em Novembro

(clicar nas capas para aceder a sinopses, notas de imprensa e/ou pranchas, quando disponível)


  

28/11/2015

Leitura Nova Brasil: Mariana 15 anos




Uma menininha que chega aos 15 anos com corpo de 3? Só mesmo nas histórias em quadrinhos. É o caso da Mariana. Parece que foi ontem que a irmãzinha do Cabeça Oca nasceu. Nas histórias, a mãe do Cabeça engravidou e o tempo descongelou - afinal, nas hqs todo mundo usa a mesma roupa e o tempo parece não passar. Com a Mariana foi diferente. A barriga da mãe cresceu, ela nasceu, aprendeu a engatinhar, andar, falar e o tempo novamente foi congelado com ela crescida. Esta diferente ideia de Christie Queiroz acabou lhe rendendo menções em catálogos de quadrinhos do mundo inteiro, por causa da inusitada situação.

Leitura Nova: Blue Exorcist #6



Os chefes das várias famílias do templo Myodha reúnem-se para discutir os recentes acontecimentos relacionados com os Olhos do Rei Impuro. As revelações feitas nessa reunião servem apenas para aumentar as suspeitas em torno de Tatsuma, pai de Suguro, e seguem-se furiosas acusações. O silêncio que Tatsuma mantém sobre o assunto não ajuda nada. Num cenário de desconfiança generalizada, Rin esforça-se para perceber o que se passa, mas ao mesmo tempo tem que lutar para manter o controlo sobre as suas chamas. Então, Rin recebe uma carta que pode ajudar a desvendar a situação actual – e um segredo do passado!

27/11/2015

Talco de Vidro













Se Tungsténio era já uma história forte, este Talco de Vidro é algo completamente brutal – custa-me escrever assim, mas não encontro outro adjectivo adequado… - e confirma Marcelo Quintanilha como um dos grandes autores da actualidade.

Leitura Nova: Naruto #13




O último combate do Exame Chunin aproxima-se! Sasuke aparece no último momento, mesmo a tempo de combater, mas a expectativa aguçou ainda mais a terrível sede de sangue de Gaara e debilitou a sua já frágil sanidade mental. Conseguirá Gaara recompor-se a tempo de enfrentar o recém-descoberto poder de Sasuke? Ou irá o demónio que o habita assumir o controlo e espalhar o caos na Aldeia Oculta da Folha?!
Neste volume termina o primeiro arco de história: Os Exames de Chunin.

26/11/2015

BD Facebook - a culpa é do like, na Bedeteca da Amadora



A exposição BD Facebook - a culpa é do like, organizada pela Câmara Municipal da Amadora, em parceria com a ACASO - Associação Cultural e ArPsQca de uma Sociedade Original - realiza-se de 26 de Novembro a 31 de Março, na Bedeteca da Amadora e reflecte o uso da internet, em particular do Facebook como berço da publicação de banda desenhada. A entrada é livre.

Sorri













Sorri é uma obra ligeira, servida por um humor leve, que aborda uma das ‘modas’ – absurdas, como quase todas as modas - actuais da nossa sociedade: a utilização de aparelhos dentários – por novos, menos novos e mesmo quase velhos...

Leeitura Nova: JuveBêDê #62







Revista de Banda Desenhada da Associação Juvemédia
Ano XIX, #62, Outubro de 2015
210 x 297 mm, 20 p, pb, cartonada
Destaques: A minha vida dava uma sardinha, World Press cartoon 2015, novidades editoriais

25/11/2015

Michel Vaillant: Colapso









A opção de transformar Michel Vaillant numa série de BD à imagem das séries televisivas, continua a percorrer o seu caminho, balizada pelas opções estabelecidas: fazer crescer a vertente humana em detrimento da parte competitiva, centrar o protagonismo em maior número de personagens, diversificar as temáticas abordadas e, no final de cada álbum, deixar o leitor completamente pendurado da continuação.

Nas Bancas: Especial Natal










Já está à venda desde ontem a Disney Especial Natal.
Sinopse e pranchas fornecidas pela editora já a seguir.

24/11/2015

Tex Especial Colorido #4












Depois de ter inovado com a introdução da cor em Tex, esta revista quebra agora uma outra ‘regra’, pois a tradicional opção por histórias longas, deu lugar, neste quarto número, à inclusão de quatro narrativas de apenas 32 pranchas.

Ricardo Jorge e Raquel Pina na Bedeteca de Beja

 

23/11/2015

Undertaker, tomes 1 e 2








“E disse Deus: Todos os que são suficientemente estúpidos para se enfiarem no Inferno, merecem lá ficar perpetuamente.” Carta de Jonas aos californianos

O western – felizmente - não está morto e álbuns como este Undertaker auguram-lhe até um futuro - duplamente – risonho. Pelo passo em frente no assegurar da sua perenidade e pelo salutar humor negro que ostenta.

22/11/2015

Leitura Nova: Tony CHU Detective Canibal, volume três - Enfarda brutos








As coisas parecem estar a melhorar para Tony Chu, o agente federal cibopata com o poder de receber impressões psíquicas daquilo que come. Arranjou uma namorada. Tem um parceiro em que confia. E até se está a entender com o idiota do seu chefe. Mas o seu antigo e implacável parceiro continua à solta, a operar à margem da lei, apostado em cumprir as ameaças que fez a Tony. É só uma questão de tempo até às suas investigações colidirem, até ser derramado sangue e, inevitavelmente, serem comidos pedaços de corpos humanos!

Leitura Nova: Wolverine ORIGEM II






Um novo capítulo do passado misterioso e secreto do homem que um dia será... Wolverine!
Passaram-se anos desde os eventos de Origem... desde que James “Logan” Howlett desapareceu para se juntar a uma matilha de lobos, à procura da paz que só o grande norte gelado, longe da humanidade, lhe conseguiu dar.

21/11/2015

Projecto ComicHeart, in the art of comics







ComicHeart é um projecto iniciado neste ano de 2015 e que permite aos fãs e coleccionadores de banda desenhada adquirirem arte original e outros produtos dos seus artistas favoritos.

Inauguração Bedeteca José de Matos-Cruz








Foi inaugurada ontem a Bedeteca José de Matos-Cruz, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana.
A informação não chegou em tempo útil para ser aqui divulgada atempadamente, mas fica a nota enviada pela organização.

20/11/2015

Que Deus te abandone















Depois do intenso Morro da Favela, André Diniz volta ao morro, volta à favela, para contar mais histórias humanas.

Leitura Nova: Sorri






Raina só quer ser uma aluna normal do sexto ano. Mas uma noite, depois dos Escuteiros, ela tropeça e cai, ferindo gravemente os dois dentes da frente.
O que se segue é uma longa e frustrante jornada, umas alturas com aparelho e outras sem ele, cirurgia, um embaraçoso aparelho externo nos dentes, e até uma prótese com dentes falsos.

19/11/2015

Kong the King










Kong the King, uma releitura do clássico cinematográfico King Kong, mas com pressupostos e desfecho díspares, que marca a estreia a solo de Osvaldo Medina, tal como Milagreiro, era um dos títulos portugueses lançados no Amadora BD sobre que recaíam maior curiosidade e expectativas. Tal como Milagreiro, cumpriu-as se não as tiver mesmo superado.

Leitura Nova Brasil: Café Espacial #15







A edição 14 passou como um cometa e a Café Espacial já apresenta uma nova edição, a revista n.º 15. Com lançamento no final de Outubro, esta é a segunda e última edição que conta com o apoio do edital ProAC 2014 de Publicação Cultural.
Como sempre, a Café Espacial traz um cardápio bem variado, com histórias em quadrinhos, fotografia, contos, artigos sobre cinema, música e mais.

18/11/2015

André Oliveira, Yves Sente e Iouri Jigounov na Comic Con Portugal 2015


O português André Oliveira (argumentista de Living Will, Casulo, Volta, Milagreiro…), o belga Yves Sente (argumentista de Blake e Mortimer, Thorgal ou XIII), o russo Iouri Jigounov (desenhador de XIII e Alpha) e o espanhol Javier Pulido (que desenhou diversas séries para a DC Comics e a Marvel, entre as quais o aclamado Hawkeye) são as mais recentes confirmações entre os convidados de banda desenhada da Comic Con Portugal 2015 que vai colher novamente o espanhol Carlos Pacheco (um veterano da DC Comics).

Leituras Novas: G. Floy Nov../Dez

17/11/2015

Caravaggio – O Pincel e a Espada














Há autores que parecem melhorar com os anos. Manara – como Hermann – é um deles e a primeira parte deste ‘seu’ Caravaggio demonstra-o à saciedade.

Leitura Nova: As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal...






Num texto de apresentação deste livro, Miguel Moreira escreveu que quando verificou qual era a sua vocação artística, lhe pareceu interessante “a ideia de transformar Fernando Pessoa numa personagem de BD”, mas “a dúvida estava em saber que história contar”.
Essa história, que é a que fundamenta As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal…, não é outra do que a própria vida do autor da Mensagem, livro publicado em 1934 pela Parceria A. M. Pereira, isto é, por uma editora que continua, após mais de oitenta anos, a animar as publicações pessoanas.

X-Men: Sobredotados











A chegada, ontem, aos locais de venda deste livro, é o pretexto para recuperar o que escrevi sob o título Velhas histórias contadas de novo, no Jornal de Notícias de 18 de Agosto de 2008, a propósito então da edição desta obra pela BdMania como Astonishing X-Men: O Regresso.

16/11/2015

José Freitas: "Este ano de edição de BD no nosso país foi excepcionalmente bom"










Chama-se José Hartvig de Freitas e é responsável - directa ou indirectamente - por boa parte da banda desenhada editada em Portugal nos últimos 20 anos, primeiro na Devir, agora na G. Floy Studio e associado aos projectos da Levoir, Panini e Salvat.
Com as edições Marvel como pretexto, fica a transcrição de um entrevista feita por correio electrónico nas últimas semanas.

Juiz Dredd em Novembro









A Mythos lança no nosso país Juiz Dredd Megazine n.º 16 e continua a resgatar o melhor da banda desenhada britânica.
O Juiz Dredd investiga a execução de um traidor de Mega-City durante a Guerra do Apocalipse. E mais: um misterioso inimigo quer usar Vienna para chegar até Dredd! Leia também: Até quando o malandro Nikolai Dante vai ficar trombando com os Arbatovs? Envenenado, Sláine luta pela vida. E ainda: Choques Futuristas!
Juiz Dredd Megazine 16 - capa de Neil Roberts
Formato Magazine 20,5 x 27,5 cm, 68 Páginas, 5,00€

(Textos e imagem fornecidos pela editora)

15/11/2015

Leitura Nova: Agência de Viagens Leming






A Agência de Viagens Lemming foi editado em tiras semanais no suplemento de férias do Diário de Notícias em 2005, as histórias foram agrupadas em duas secções: Dez mil horas de jet lag e O síndrome da classe turística.
Quem aprecia A Pior Banda do Mundo vai encontrar aqui múltiplos pontos de contacto, mas A Agência de Viagens Lemming tem uma característica única na obra de JCF: mantendo uma linha condutora, alterna ritmos narrativos, mistura o apontamento curto com a história mais prolongada, e em dois ou três casos, afasta-se do remoque malicioso, que é a sua imagem de marca.

Leitura Nova: Umbrela Academy - Suíte do Apocalipse







Durante um acontecimento inexplicável, quarenta e três crianças foram geradas espontaneamente por mulheres que não apresentavam sinais de gravidez.
Sete dessas crianças foram adoptadas por Sir Reginald Hargreeves e formaram a Umbrella Academy, uma família disfuncional de super-heróis com poderes bizarros.
Na sua primeira aventura, essas crianças enfrentam uma Torre Eiffel enlouquecida. Quase uma década depois, a equipa separa-se, mas estes irmãos, desiludidos, reúnem-se a tempo de salvar o mundo outra vez.

14/11/2015

Olivier Schrauwen na Mundo Fantasma







“Olá, o meu nome é O. Schrauwen”, é o nome da exposição de originais que a galeria portuense Mundo Fantasma inaugura hoje, pelas 17h00, com a presença do autor. Na ocasião será lançado o livro “Cinzas”, uma co-edição Mmmnnnrrrg e Mundo Fantasma.

Exposição: A Viagem do Elefante

13/11/2015

Meurtre au Mont-Saint-Michel + Mont Tombe









Que a BD é um género narrativo com enormes potencialidades é uma evidência que tenho tentado mostrar repetidamente neste espaço. Que essa evidência é mais fácil de comprovar no mercado franco-belga, dada a sua dimensão e variedade, não será grande surpresa.
As duas obras que hoje me ocupam, provam-no mais uma vez. E mais, demonstram que esses propósitos tanto podem ser cumpridos no formato franco-belga (mais) tradicional, quanto por um manga (mesmo que de origem ocidental).

Exposição/Venda: Gotham in the Lab


(mais detalhes na página do Facebook do evento)

12/11/2015

Esquadrão da Luz















Este é o relato de como uma obra na qual depositava grandes esperanças, se revelou uma desilusão que acabou por se transformar numa boa surpresa.

Turma da Mônica em Novembro

2,00 €
Panini Comics Brasil




Este mês fica marcado pela chegada (a Portugal) dos número 100 de diversas revistas da Turma da Mônica. 
Esta numeração teve início quando a Panini assumiu a distribuição das revistas produzidas pelos estúdios de Maurício de Sousa, há cerca de 9 anos.
No próximo mês, as revistas que agora são centenárias bem como as versões em espanhol e inglês, voltarão ao número 1.

11/11/2015

Bernard Prince em Novembro

ASA/Público

Começa hoje a ser distribuída a colecção Bernard Prince, editada pela ASA, como foi oportunamente anunciado por As Leituras do Pedro.
Após as capas dos tomos deste mês, correspondendo aos pedidos feitos nesse sentido por alguns visitantes do blog, fica também uma breve introdução à série e a sua bibliografia.

Disney em Novembro








Já a seguir, capas, sinopses e algumas pranchas das edições Disney de Novembro, marcadas pela colecção Eternos Rivais, na Comix, durante todo o mês, e pela inevitável antecipação do Natal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...