Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

26/02/2016

Cruelle






Numa época em que, doentiamente, demasiada gente trata os animais como se fossem pessoas – e muitas vezes as outras pessoas como se fossem animais – esta história sobre o fascínio que a morte dos animais exerce sobre a protagonista e a vontade de dominar a ele associada, soa como um - estranho! - oásis de normalidade.

25/02/2016

Figuras de Tintin #2: Haddock indeciso







A cumprir-se o programa estabelecido, é colocada hoje à venda a segunda figura da Colecção Oficial das Figuras de TintinHaddock indeciso, editada pela Planeta DeAgostini e a Altaya.
Algumas notas e curiosidades sobre a colecção já a seguir.

24/02/2016

Tony Chu #3: Enfarda brutos






Escrever, três livros ou quinze comics depois, que Tony Chu continua original e ‘nojentamente divertido’ - para aproveitar a expressão que cunhei quando apresentei a série aqui no blog - é, possivelmente, um os melhores elogios que lhe posso fazer.
E, é completamente verdade.

23/02/2016

Mariana Um-Do-Lá-Si-Já! #2



Aquilo que nos toca num livro é sempre diferente. Uma emoção despertada, uma memória recuperada, uma anedota bem conseguida, uma história cativante…
No caso do universo do Cabeça Oca, é o retrato tão real – mas não realista, com tudo que isso traria de soturno e triste – do(s) mundo(s) maravilhoso(s) da infância.

22/02/2016

Batman: Corte das Corujas/Cidade das Corujas

Super-Heróis DC #3 e $4



O (longo) arco compilado nestes dois volumes corresponde ao (re)início de Batman nos Novos 52, a mais recente (até breve) reorganização do universo da DC Comics e aquela que (ainda) está em vigor.
E, na verdade, o mínimo que se pode dizer é que foi um bom reinício e um dos títulos mais aconselháveis da colecção Super-Heróis DC, da Levoir, em curso com o jornal Público às quintas-feiras.

21/02/2016

Heróis Hanna-Barbera regressam em BD





Os Flintstones, Scooby-Doo e Johnny Quest vão regressar em Maio, não em desenhos animados mas desta vez em banda desenhada.

16/02/2016

J. Kendall #117








Um registo diferente, na continuidade da série, abre mais um volume – duplo – de J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga, actualmente distribuído em Portugal.

15/02/2016

As misteriosas bolas brancas

As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho #9






Este livro – nono de uma série portuguesa em curso!... - podia ser uma resposta para aqueles que se queixam de falta de oportunidade para publicar e de desinteresse por arte dos editores. Mas não é. É tão só - … - mais uma aventura de Zé Leitão e Maria Cavalinho.

Leitura Nova: Kenshin #2 – Os Assassinos



Quando o próprio chefe da Unidade de Espadachins da Polícia vem pedir favores, a situação deve ser mesmo difícil. O hitokiri Udo Jin-e – um assassino de chapéu negro, com olhar enlouquecido, que tanto mata os seus alvos como espectadores inocentes – está a liquidar uma a uma as pessoas que constam de uma lista de antigos patriotas da organização Ishin Shishi (favorável à restauração do imperador), entrincheirados em posições de poder dentro do governo Meiji.
Será que Kenshin conseguirá resistir ao efeito hipnótico e paralisante de Jin-e…?

14/02/2016

2016: Arranque em grande para os autores portugueses no estrangeiro







O início do ano concentrou um inusitado número de edições de autores nacionais no estrangeiro. Nos Estados Unidos foram meia dúzia, a que se podem acrescentar edições na Espanha e na Turquia. Fica uma breve panorâmica desses lançamentos e uma mini-entrevista com o André Lima Araújo no final.

12/02/2016

Tarzan: Las Brumas de Opar

Planchas Dominicales 2


A leitura do Tarzan de Manning, hoje em dia, revela a mesma capacidade de encantar, surpreender e entusiasmar de quando foi publicado pela primeira vez. Mas é isso que se espera de um clássico.

11/02/2016

Deadpool: em filme e… em BD!






“Deadpool”, o primeiro filme da Marvel de 2016, que hoje estreia um pouco por todo o mundo, destoa da linha até agora seguida pelos outros filmes de super-heróis, pelo humor negro e pela violência.
Fiel, aliás, à imagem de marca do protagonista, como é possível comprovar na colectânea recém-editada.

09/02/2016

Metralla







Kobi, taxista em Telavive, vê surgir na sua vida Numi, com a notícia de que o seu pai, com quem não contacta há meses poderá ter falecido num atentado. A tentativa de confirmação da sua morte, vai aproximar os dois jovens e abrir-lhes novas perspectivas de vida.

08/02/2016

O regresso de Dog Mendonça



Março vai ser o mês do regresso – duplo! - de Dog Mendonça e PizzaBoy.
Já no dia 4, será posto à venda um jogo produzido pelo OKAM Studio, baseado nas personagens criadas por Filipe Melo, desenhadas por Juan Cavia e coloridas por Santiago Villa.
Para meados do mesmo mês a Tinta da China lança Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e PizzaBoy, o quarto livro da série, com prefácio de Lloyd Kaufman, que compila as histórias curtas publicadas originalmente na revista Dark Horse Presents, aquando do lançamento do primeiro volume nos Estados Unidos.
Diga-se a propósito que em Janeiro último a Dark Horse lançou neste último país o terceiro e último volume da trilogia original, Requiem.

Colecção Oficial Figuras de Tintin em Portugal







A Planeta DeAgostini e a Altaya vão lançar na próxima quinta-feira, dia 11, o primeiro fascículo de Figuras  de Tintin - A Colecção Oficial.
Cada .figura, com cerca de 13 cm de altura, é acompanhada por um passaporte e um pequeno livro cartonado, formato 170 x 190 mm, com 16 páginas a cores, com diversas abordagens à figura e à personagem.

05/02/2016

Polar – Venu do Froid


 Black Kaiser é uma antigo assassino a soldo – o melhor de todos – que vive retirado e em paz. Quando alguém aparece para o matar, é obrigado a voltar à sua antiga vida para descobrir quem deu a ordem.
Um relato quase mudo, puramente gráfico, do espanhol Victor Santos.

04/02/2016

Assassination Classroom #1 e #2




Um extraterrestre que acaba de reduzir a Lua a um quarto da sua dimensão e ameaça destruir a Terra dentro de um ano, é colocado como professor da pior turma de um colégio japonês, cujos alunos passam a ter como missão assassina-lo.
Sei que o resumo parece tão idiota quanto extravagante, mas por favor não fiquem por aqui. Continuem a leitura – como eu fiz e não me arrependi.

Super-Heróis DC em Fevereiro

02/02/2016

Tex em Cores #24 e #25




O (re)encontro com (o verdadeiro) Mefisto na narrativa principal que ocupa boa parte destes dois volumes, é, provavelmente, uma das histórias mais marcantes na – longa – vida aventurosa do ranger. Por várias razões.

01/02/2016

Colecção Super-Heróis DC




Super-Heróis DC é o título da próxima nova colecção da Levoir, distribuída com o jornal Público, semanalmente, à quinta-feira, a partir do próximo dia 4.
Como a editora foi revelando na sua página do Facebook ao longo das últimas semanas, serão 15 volumes, com capa dura e imagem formada pelas lombadas, ao preço unitário de 9,90 €, cuja listagem pode ser consultada já a seguir.

Angoulême 2016: Palmarés oficial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...