Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

29/04/2016

Guerra Civil






A estreia – ontem – do filme Capitão América: Gerra Civil é o pretexto – desnecessário mas justificável até pela oportunidade de comparar os inevitáveis desvios e diferenças, o que ficará eventualmente para nova oportunidade – para voltar à Guerra Civil original, aos quadradinhos e complementar a leitura já feita aqui.

27/04/2016

Batman: O Regresso do Joker







As palavras ‘O regresso de…’ associadas a histórias de super-heróis, fazem com que fique sempre de pé atrás, temendo a enésima ressurreição do herói/vilão recém-mediaticamente falecido.
No caso presente esses receios são infundados.

26/04/2016

Jonathan


Jonathan é o protagonista da nova colecção de banda desenhada ASA/Público, que começa amanhã a ser distribuída com o jornal.
No total serão 10 álbuns, de capa mole com badanas, ao preço habitual de 5,50 €.
Breve apresentação da série, com informação bibliográfica, original e portuguesa, já a seguir.

Exposição: As Jóias da Bedeteca

25/04/2016

XII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja inaugura a 27 de Maio









O FIBDB realiza-se este ano entre os dias 27 de Maio e 12 de Junho, celebrando a sua 12.ª edição, desta vez num novo formato, abraçando exclusivamente o Centro Histórico da cidade.

22/04/2016

Tempestade sobre Galveston










Uma boa edição faz uma boa  história? Não.
Mas uma boa edição valoriza uma (boa) história? Sem dúvida.

Leitura Nova: Tempestade sobre Galveston

 



Tempestade sobre Galveston, de Pasquale Ruju (argumento) e Massimo Rotundo (desenho), será editado com duas capas diferentes. O livro terá apresentação na 3ª Mostra do Clube Tex Portugal, dia 23 de Abril (Sábado), às 16h00, no Auditório do Museu do Vinho Bairrada - Anadia, com a participação de Massimo Rotundo, Rui Brito e Mário João Marques e moderação de João Miguel Lameiras, seguida de sessão de autógrafos.

21/04/2016

Chernobyl: A Zona



A “26 de Abril de 1986, explodia o Reactor IV do Complexo Nuclear de Chernobyl. Ninguém sabe o que aconteceu naquela noite. […] não importam as causas, e sim as suas consequências: cinquenta toneladas de material radioactivo lançadas na atmosfera, vinte e cinco mil anos de contaminação na zona, milhares de crianças doentes com cancro. […] Ainda hoje, trezentos velhos vivem nesta região e alimentam-se do produto desta terra fertilizada com material radioactivo.”
Do prefácio de Álvaro Colomer

20/04/2016

Mickey’s Craziest Adventures







A par de Cosey, a ‘honra’ de inaugurar a colecção Mickey vu par… coube igualmente ao duo Lewis Trondheim/Keramidas e o resultado, inevitavelmente, é diferente. Muito mais louco e com um ritmo alucinante.

19/04/2016

Cavaleiro Andante #510









Oferta mais recente da revista Visão, na sua colecção Clássicos da Banda Desenhada, esta reprodução do Cavaleiro Andante #510 é, possivelmente, a mais interessante de todas que a integraram.

17/04/2016

Maurizio Dotti em Anadia








O desenhador italiano Maurizio Dotti é um dos dois convidados especiais da 3.ª Mostra do Clube Tex que decorrerá entre 23 e 24 de Abril em Anadia.
Fica uma breve apresentação do autor.

Massimo Rotundo em Anadia








O desenhador italiano Massimo Rotundo é um dos dois convidados especiais da 3.ª Mostra do Clube Tex que decorrerá entre 23 e 24 de Abril em Anadia.
Fica uma breve apresentação do autor.

16/04/2016

3.ª Mostra do Clube Tex Portugal







Decorre nos próximos dias 23 e 24 de Abril, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, a 3.ª Mostra do Clube Tex Portugal, com a presença dos desenhadores italianos Massimo Rotundo e Maurizio Dotti.
O comunicado oficial já a seguir.

Leitura Nova: Naruto #14






A Aldeia Oculta na Folha está a ser atacada, mas Naruto, Sakura e Shikamaru não podem ficar a defendê-la!
Recebem uma missão de máxima prioridade: ir atrás de Sasuke, que partiu em perseguição dos guenin da Aldeia Oculta na Areia. Porém, depressa os três amigos descobrem que no seu encalço vão nove ninjas sedentos de sangue: os caçadores tornaram-se a presa!

15/04/2016

Jonathan, a nova colecção ASA/Público


O PÚBLICO e a ASA trazem uma selecção de 10 títulos inéditos em álbum com algumas das melhores aventuras de Jonathan, o herói de Cosey.
Títulos, datas e preço já a seguir.

Le Triangle Secret





E se Jesus Cristo tivesse um irmão gémeo que tivesse morrido crucificado na cruz em seu lugar, possibilitando assim a sua ‘ressurreição que esteve na origem do cristianismo?
Esta ideia – absurda? - é o ponto de partida de Le Triangle Secret, mas o argumentista Didier Convard conseguiu torná-la convincente e credível pela forma como desenvolveu este thriller de tom conspirativo-religioso, hoje em dia tão na moda.

14/04/2016

Tex #551 a #553




Algumas notas de leitura – breves e soltas, dirão com alguma razão alguns - sobre uma narrativa – longa – que introduz algumas nuances – interessantes e actuais – no Tex tradicional.

11/04/2016

Leitura Nova: Baby Blues 33 - Não Gritem!




Os incansáveis MacPherson estão de volta com mais aventuras e desventuras do dia-a-dia de uma família de 3 + 2.
No meio do caos de uma família em crescimento, Wanda e Daryl bem tentam, mas só Zoe, Hammie e Wren se fazem ouvir.
Ria e sorria com as situações que nos são tantas vezes tão familiares.
A tira humorística baseada no quotidiano de uma família como tantas outras, conta já com vinte e seis anos e continua actual e hilariante.

10/04/2016

Nova Marvel em Abril

Nas bancas: Especial Grandes Heróis









Seja na selva ou no bosque, os grandes heróis vão marcar presença e as aventuras vão estar garantidas nesta edição de BD Disney recheada de histórias aos quadradinhos que vão fazer a tua adrenalina subir!

08/04/2016

Une Mystérieuse Mélodie

ou comment Mickey rencontra Minnie

Embora siga o espírito vigente nos últimos anos, esta não deixará de ser, sem dúvida, uma das mais surpreendentes propostas editoriais de 2016.
Imaginez Mickey vu par… é uma colecção de BD recente da Glénat que tem a particularidade de reunir grandes autores franco-belgas e as mais conhecidas personagens Disney. À imagem, do que aconteceu em tempos recentes com Ric Hochet, Chlorophylle, Lucky Luke. Ou com os heróis de Maurício de Sousa na colecção Graphic MSP. Ou, em breve, nos EUA, com os heróis Hanna-Barbera

06/04/2016

Marvel Zombies






Muitas vezes, as ideias mais parvas são as que funcionam melhor.
Pelo menos funcionam melhor quando colocadas nas mãos certas. Entregar o Universo Marvel Zombie a Robert Kirkman, criador de The Walking Dead, deu origem a uma das mais divertidas – mas nojentas? - bandas desenhadas que li desde há muito, mas não indicada para leitores de estômago fraco…

04/04/2016

Leitura Nova: Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy





O mais simpático (e obeso) lobisomem português está de volta para uma nova aventura, com a ajuda de Pazuul Nghwaiatuu, o seu assistente demoníaco, e de Pizzaboy, o seu estagiário não remunerado. João Vicente «Dog» Mendonça vai narrar o seu passado atribulado, numa série de episódios que nos levam desde a sua pequena aldeia até às profundezas do Loch Ness, passando pelos sinistros laboratórios nazis da Floresta Negra.

Lex Luthor: Preconceito e orgulho





Não será a percepção mais real que a própria realidade?
in Lex Luthor: Preconceito e Orgulho

A chegada dos comics de super-heróis à idade adulta, em termos temáticos - um processo progressivo, marcado por sucessivas obras de referência - permitiu que o retrato traçado desse universo, que cruza seres portentosos com o (nosso) mundo real, se fosse modificando.

02/04/2016

L’Homme qui tua Lucky Luke





Se, em termos europeus, Spirou (há muito) abriu a porta ao conceito ‘Uma história de… por…’ os anos – meses? - mais recentes, mostram-na escancarada – nas mais diferentes localizações geográficas - na exploração do conceito.
Em termos franco-belgas, na peugada de Ric Hochet, Chlorophylle e outros, surge agora a vez de Lucky Luke, revisitado por Matthieu Bonhomme entre a homenagem, a nostalgia e a inovação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...