Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

29/07/2016

História e Glória da Dinastia Pato








Ao longo dos séculos e através dos continentes, ficamos a conhecer (alguns) antepassados do Tio Patinhas e como a sua fortuna foi sendo construída, numa longa narrativa, a um tempo actual e datada.

28/07/2016

Nas bancas: Parque Chas








Esta semana o volume 7 da colecção Novela Gráfica, Parque Chas, de Ricardo Barreiro e Eduardo Risso, a compilação da série originalmente publicada na revista Fierros por dois dos grandes nomes dos comics.

27/07/2016

Watchmen





A recente edição portuguesa da Levoir, levou-me a regressar - mais uma vez - a Watchmen. E desta vez, com o propósito - a obrigação auto-imposta - de escrever - pela primeira vez - sobre uma das mais notáveis bandas desenhadas de todos os tempos.
Não mais do que alguns apontamentos soltos porque (re)conheço os meus limites e Watchmen é daquelas obras perante as quais qualquer escriba se sente pequeno, muito pequeno...

23/07/2016

22/07/2016

Luc Junior L’intégrale









… ou quando Goscinny e Uderzo criaram um jovem repórter que viveu intensas aventuras na companhia do seu cão e de um adulto facilmente irritável.

21/07/2016

Nas bancas: A garagem hermética









Esta semana o volume 6 da colecção Novela Gráfica, A garagem hermética, de Moebius, uma obra que é um marco na revolução da Banda Desenhada.

20/07/2016

Central Comics Fest 2016




No próximo fim-de-semana – 23 e 24 de Julho – o Central Comics Fest 2016 terá lugar, das 11h às 20h, na E.B. Manuel António Pina, em Gaia.
O programa inclui diversas actividades, oficinas, concursos, torneios, painéis com convidados (o desenhador Miguel Mendonça, o actor Rogério Jacques e o romancista Filipe Faria já foram confirmados), zona de alimentação, beco de artistas e uma feira de BD, merchandising e produtos japoneses.
Para saber tudo sobre o Central Comics Fest 2016, até porque neste momento o programa ainda não se encontra fechado, o ideal é consultar a página oficial do evento.
(clicar na imagem para a apreciar em toda a sua extensão)

19/07/2016

Revista do Clube Tex Portugal #4








Publicação de e para fãs, a Revista do Clube Tex Portugal, ultrapassa esses limites e justifica a leitura por simples apreciadores de BD. Ou de western.

18/07/2016

XIV Troféus Central Comics: Votação aberta










Está oficialmente aberta a votação pública do XIV Troféus Central Comics, que irá decorrer até à meia-noite de 21 de Julho 2016.

15/07/2016

A história de um rato mau








Não é muito normal, mas aconselho que este texto seja lido apenas após a leitura da obra, porque poderá conter pormenores que - mesmo que já presentes na contracapa do livro e no texto de divulgação - poderão de alguma forma limitar a sua total fruição.

14/07/2016

Nas bancas: A história de um rato mau









Esta semana o volume 5 da colecção Novela Gráfica é A história de um rato mau, de Bryan Talbot, uma história que mistura o universo fantástico da escritora e ilustradora Beatrix Potter, com a realidade nua e crua do abuso de menores, numa história tocante.

13/07/2016

Princess Caraboo








De relato exótico e misterioso a retrato ligeiro de uma sociedade vitoriana preconceituosa em relação aos estrangeiros e às mulheres, Princess Caraboo é uma surpresa refrescante.

12/07/2016

Star Wars: A Trilogia de Thrawn





Na banda desenhada como na literatura, o universo Star Wars experimentou uma enorme expansão que contribuiu decisivamente para fazer desta franquia uma das mais amadas e rentáveis de sempre. A Trilogia de Thrawn – nascida em romances de Timothy Zhan, aqui na sua adaptação em BD - é um dos exemplos mais relevantes, por mais de um motivo.

Leitura Nova: Blue Exorcist #8






Despertado pelo traidor Saburota Todo, o rei impuro na sua massa descomunal ameaça engolir a cidade de Quioto.
À medida que os exorcistas da sucursal de Tóquio e os monges do Templo de Myodha fazem tudo o que podem para conter o demónio, Rin e os seus amigos acabam por se separar e enfrentar as suas batalhas individuais.

08/07/2016

Le Contrepied de Foé








Com o Euro 2016 já na sua fase final, este é um dos vários lançamentos – francófonos – que, aproveitando a actualidade, têm o futebol como tema.

Leitura Nova: Kenshin #3





«Teia de aranha»… é como o ópio vulgar, mas produzido com metade do custo e o dobro do lucro! Para os habitantes de Aizu, Takani Megumi era uma das filhas de uma famosa família de médicos, na qual todos – incluindo mulheres e as crianças – estudavam medicina. Mas para Takeda Kanryu, o ganancioso industrial, a jovem Takani é a galinha dos ovos de ouro: a única pessoa que conhece a fórmula da «teia de aranha»!

07/07/2016

Didier Savard (1950-2016)










Argumentista e desenhador de BD, criador do detective Dick Hérisso, Didier Savard faleceu dia 4 de Julho,  contava 65 anos.

Nas bancas: A Dança das Andorinhas








Esta semana o volume 4 da colecção Novela Gráfica, A Dança das Andorinhas, de Zeina Abirached, a primeira mulher publicada na colecção Novela Gráfica, corrigindo uma lacuna da colecção anterior.

06/07/2016

Três Jonathan


Concluída – dia 29 de Junho – a colecção Jonathan, da ASA com o jornal Público – parece-me razoável complementar a informação que disponibilizei aquando do seu início, até para de alguma forma preencher os vazios que ela deixou – leia-se ‘álbuns por editar’.

Leitura Nova: Tokyo Ghoul 2







Sem conseguir ignorar a sua humanidade, mas igualmente incapaz de suprimir a fome Ghoul, Kaneki refugia-se na comunidade Ghoul para tentar adaptar-se à sua nova condição.
Mas, rapidamente se vê confrontado com os inimigos mortais dos Ghoul...

01/07/2016

Calendário BD – Julho


Continua em evolução o modelo deste calendário, para o tentar ajustar à realidade e torná-lo o mais útil e informativo possível.
A partir deste mês, no final, surgem os lançamentos previstos por editora, mas sem data conhecida no momento da sua divulgação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...