Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

31/12/2016

Melhores de 2016: Outras edições

As melhores
   

(clicar nas capas para saber mais sobre as obras; estas escolhas dizem respeito apenas às edições que eu li)

28/12/2016

Melhores de 2016: Edições estrangeiras

As melhores
 

Nas bancas: Os Túnicas Azuis #8





A capitulação dos Confederados parece estar iminente, face ao bloqueio marítimo a que são submetidos pelos Nortistas ao largo da costa da Carolina do Sul. Mas os Sulistas descobrem uma maneira de fazer explodir a frota inimiga de forma aparentemente inexplicável. Para desvendar o mistério, Chesterfield e Blutch são enviados para as linhas sulistas. Disfarçados de antigos soldados confederados, um cego e o outro em cadeira de rodas, eles têm esperança de passar despercebidos e descobrir a arma secreta dos seus inimigos.

24/12/2016

Feliz Natal

As Leituras do Pedro desejam a todos um Feliz Natal com muitas e boas leituras!
(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)

23/12/2016

L'Appel



“Tu não vais compreender. É normal. Precisas de tempo.
Trata-se da minha vida. Por isso tenho a certeza que não me vais condenar.
A sociedade em que vivemos é uma balbúrdia de enganos, hipocrisia e injustiças (…)
Felizmente salvei-me. Alá estendeu-me a sua mão!

Começa assim L’Appel, uma história sensível sobre um tema actual: a partida para países árabes de jovens ocidentais ‘de origem’ (seja lá isso o que for, como reforça o argumentista) para se juntarem à jihad, a guerra santa.

Turma da Mata: Muralha







Para funcionarem plenamente, para ser possível uma fruição total, as variações de séries de sucesso por outros autores, necessitam da identificação do leitor com a criação original.
Na leitura de Turma da Mata: Muralha, recém-distribuído em Portugal, faltou-me esse factor de identificação.

22/12/2016

As Águias de Roma V








Com alguma surpresa, dado o historial recente, a ASA alegra o nosso fim de ano com a edição do quinto livro de As Águias de Roma, dois meses após a edição original francófona.
(o texto a seguir tem spoilers; prossigam a leitura por vossa conta e risco…)

Nas bancas: Hiper #45/Comix #189

 

21/12/2016

Ajuste de contas na lua dos contrabandistas









Apesar de dar preferência a uma forma de narrativa gráfica, sou antes de mais um leitor de argumentistas.
Jason Aaron é actualmente um dos nomes que tento acompanhar.

Nas bancas: Os Túnicas Azuis #7




Perseguidos pelos Sulistas, o sargento Chesterfield e o cabo Blutch refugiam-se no México e, para se manterem discretos, trocam de roupa com um camponês e um frade locais. Quase a caírem nas mãos de uma perigosa tribo de índios, são salvos in extremis por um bando de salteadores mexicanos, que lhes prometem poupar a vida desde que o frade (isto é: Chesterfield) aceite substituir o antigo cura da aldeia, que havia sido massacrado pelos índios. Se o sargento soubesse que, alistando-se no Exército, iria ter de se fazer passar por clérigo…

18/12/2016

Os Túnicas Azuis #5: Rumberley








Um dos aspectos mais marcantes d’Os Túnicas Azuis, é a forma como o argumentista Raoul Cauvin consegue mostrar o pior das batalhas ao mesmo tempo que explana o seu humor na sátira à instituição militar.
Rumberley, é até agora o melhor exemplo.

Turma da Mônica em Dezembro

15/12/2016

Rendez-vous em Phoenix










Habituado ao tom mais onírico e fantástico que costuma predominar mas bandas desenhadas de Tony Sandoval, fui agradavelmente surpreendido por este relato realista autobiográfico.

Nas bancas: Sandman #11







Chegados ao fim desta saga magnífica criada por Neil Gaiman, com que ao longo de 11 semanas a Levoir e o Público nos presentearam, não podemos deixar de referir toda a equipa criativa que nos ajudou a viver momentos grandiosos, desenhadores: Dave McKean, Sam Kieth, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Kelley Jones, Jill Thompson, Marc Hempel, Michael Zulli, Charles Vess e o colorista Danny Vozzo.

14/12/2016

Outcast #1










Sempre defendi este tipo de edições, por isso – mas não só – tinha que destacar este livro aqui.

Nas bancas: Os Túnicas Azuis #6




Três mulas, um camelo e um cavalo com problemas cardíacos! É tudo o que o Estado-Maior consegue enviar para substituir as montadas dum 22º de Cavalaria completamente dizimado. A situação é de tal forma insustentável, que Chesterfield e Blutch são enviados para uma remota região do Oeste com a missão de comprar cavalos selvagens. Assistidos por Bronco Benny, um famoso domador de cavalos, esta parece ser uma missão simples. E seria se o Major Lee, líder dos Confederados, não tivesse resolvido intrometer-se…

12/12/2016

Paper Girls #1










De narrativa de fundo social a comic fantástico, este é o percurso traçado por Brian K. Vaughan neste primeiro volume de Paper Girls.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...