Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

11/02/2017

Michel Vaillant comemora 70 anos em Le Mans





Os 70 anos da estreia de Michel Vaillant nas páginas da revista belga Tintin, comemorados no passado dia 7, ficaram marcados por dois anúncios: um novo álbum e o regresso às 24 Horas de Le Mans do piloto criado pelo francês Jean Graton, hoje com 92 anos e já retirado.

Vamos por partes.
Nos dias 17 e 18 de Junho, as 24 Horas de le Mans, contarão com a participação da equipa Vaillante Rebellion, com duas viaturas Oreca 07 Gibson LMP2. A n.º 13 será pilotada por Mathias Beche e Nelson Piquet Jr e a n.º 31 terá por pilotos Nicolas Prost e Bruno Senna, contando ambas igualmente com um piloto amador, a exemplo do que já aconteceu no WTCC, em Portimão.
No mesmo mês, as edições Graton lançam em França o álbum Michal Vaillant: Rebellion, com argumento de Philippe Graton (filho do criador da série) e Denis Lapière e desenhos de Marc Bourgne e Benjamim Benéteau. A ASA deverá editar este título em português, possivelmente após o Verão, como fez com os restantes cinco volumes das novas aventuras do piloto que, à imagem das séries televisivas, se centram mais nas questões familiares e nas relações entre os protagonistas, mas sem esquecer o lado competitivo que fez de Michel Vaillant um dos mais populares heróis da BD franco-belga. Com a particularidade de ter contracenado com alguns dos mais famosos pilotos reais de sucessivas gerações, o piloto passou duas vezes pelo nosso país, em Rali em Portugal (1971) e O Homem de Lisboa (1984).
Com quase 80 álbuns publicados, a maior parte deles editada em português, Michel Vaillant estreou-se entre nós nas páginas do Cavaleiro Andante #357, a 1 de Novembro de 1958, tendo passado igualmente por diversos títulos, entre os quais Zorro, Tintin, Jornal da BD ou Selecções BD.


  
(versão revista e alterada do texto publicado no Jornal de Notícias de 7 de Fevereiro de 2017)

1 comentário:

  1. Sensacional! Quisera fossem publicados no Brasil tambem! Nem em importados se encontram. Seria ótimo se tivesse uma Amazon Portugal! Abraços a todos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...