Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

15/02/2017

Papa-Capim: Noite branca

Diversidade



Diversidade é um dos adjectivos que melhor descreve a colecção Graphic MSP – e, por arrastamento, a obra original de Maurício de Sousa em que os seus volumes se inspiram.
Por isso, depois da ficção-científica, da amizade, dos valores, da aventura que marca(ra)m outros volumes, este livro apresenta-se sob o signo do terror.
Terror que, claro, vem a par da amizade – a pedra fundamental em que se alicerça toda a obra de Maurício – dos valores culturais e da mitologia dos índios brasileiros e da relação próxima e harmoniosa com a natureza, numa perspectiva que vai além da ‘simples’ ecologia.
Marcela Godoy combina tudo isto, de forma equilibrada e consistente, para narrar o aparecimento de uma ameaça sobrenatural que põe em causa a sobrevivência da aldeia de Papa-Capim e dos seus amigos Cafuné e Jurema. Para a enfrentar, o protagonista terá que se unir à natureza, aprender a despojar-se e descobrir em si capacidades que desconhecia.
Assumindo em simultâneo um lado místico e outro de terror puro, Noite Branca conta com a arte de Renato Guedes, um ‘veterano’ dos super-heróis que combina a utilização de uma planificação diversificada e dinâmica, o perfeito domínio da anatomia humana e um traço realista potenciado pela adolescência dos três protagonistas – num crescimento de uns poucos anos em relação aos heróis de Maurício, fundamental para a credibilização do tom mais adulto deste conto.

O processo de selecção da capa de um livro – um dos aspectos que os extras da colecção sempre têm contemplado – é fundamental e obedece a diversos critérios, estando entre os seus primeiros a sua legibilidade, o seu lado comercial e a capacidade de evocar, sem desvendar, a trama da história. Mas, de um ponto de vista estritamente pessoal e artístico, acho que a imagem a preto e branco (à esquerda) que antecipa a entrada na história, teria sido uma magnífica escolha. O tipo de capa apropriado para uma tiragem especial limitada, mais luxuosa e com mais extras…? Deixo a ideia – gratuita! - para futuras edições…

Papa-Capim: Noite Branca
Colecção Graphic MSP
Marcela Godoyn (argumento)
Renato Guedes (desenho)
Panini Comics
Brasil, Abril de 2016
190 x 275 mm, 80 p., cor
Capa dura, R$ 32,90
Capa mole, R$ 22,90

(imagens disponibilizados online pelo editor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...