Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

17/03/2017

Alena

Vida no inferno





Adolescente, com uma mãe (solteira?) ausente, a estudar – quase que por favor… - num colégio de elite, onde a sua condição social a tornam o alvo preferencial das outras estudantes, Alena vive um autêntico inferno, dividida entre afirmar-se ou deixar-se moldar e com a achega de um fantasma do passado – bem real…? - a atormentá-la.
Esse fantasma é Joséphine, a sua grande amiga – e algo mais… - morta um ano antes.
Acossada por Philippa, a ‘vedeta’ do colégio que mostra bem como as adolescentes podem ser cruéis, indecisa em aceitar o interesse de Fabian, sem apoio real por parte da psicóloga que (supostamente) a acompanha e perante a indiferença dos professores e da direcção do colégio, Alena, a meio caminho entre a adolescência e a idade adulta, refugia-se cada vez mais nas recordações que Josephine lhe deixou, transformando-a quase – qual amiga imaginária, mas visível para os leitores - numa confidente e conselheira.
Mas tudo parece mudar, quando as suas perseguidoras começam a ser confrontadas e a relação com Fabian finalmente avança. Para melhor ou pior, só a leitura o revelará.
Criação da sueca Kim Andersson, esta é uma história realista que toca tangencialmente o terror e o sobrenatural, bem escrita e narrada num crescendo de tensão, alimentado pelo estereótipo de que parte mas de que se liberta quando toda a verdade – da morte de Josephine no passado e dos actos tresloucados do presente - é finalmente desvendada.
Não sendo especialmente atractivo, o traço da autora, resultado de muitas influências, revela-se eficaz para o registo escolhido, em especial nas cenas mais sombrias - e são muitas... - e o conjunto proporciona uma leitura bem ritmada e com algumas surpresas.
Distinguido em 2012 com o Adamson Award, o mais importante prémio sueco de BD, Alena foi adaptado ao cinema em 2015 pelo realizador Daniel di Grado, com a participação da autora, na escrita do argumento, selecção de actores e também com uma breve aparição.
  
Alena
Kim W. Andersson
Glénat
França, 11 de Janeiro de 2017
185 x 283 mm, 144 pages, cor, capa dura
EAN/ISBN : 9782344020814
14,95 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...