Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

14/04/2017

Cisco: una guerra, un país, un hombre…

Compromissos






Contar uma história em BD implica um compromisso. Um compromisso entre o que se quer contar e a forma gráfica como se conta.
Em Cisco, a primeira sobrepõe-se à segunda.
Há outros casos em que a forma narrativa ganha destaque em relação à narração. São quase sempre obras artísticas, em que a sequência, o grafismo… são mais importantes do que o que é contado.
Nos casos ideais, claro, o compromisso entre os dois aspectos é total e são essas obras que mais marcam os leitores e que se destacam no panorama editorial.
Em Cisco, Josep Salvia quis preservar as memórias de Cisco, hoje – ainda vivo! – com 103 anos. A urgência dessa preservação, relegou para segundo plano quer a componente narrativa propriamente dita, feita de saltos temporais e centrada em momentos específicos, mas sem uma verdadeira linha condutora, e, mais ainda, o aspecto gráfico da obra. Porque, importa dizê-lo, Salvia, para além da escolha de um registo caricatural, pouco apropriado para a temática abordada – fundamentalmente a Guerra Civil espanhola - revela grandes limitações na criação dos cenários, no tratamento do ser humano e, principalmente, no retrato dos rostos, estranhos, com os narizes aplicados paralelamente às faces… Uma planificação por vezes interessante não é suficiente para atenuar o resto e o conjunto torna a leitura algo custosa, também pela dificuldade em distinguir as personagens.
Dessa forma, o objectivo traçado – e até demasiado ambicioso (e não cumprido) no resumo da contracapa – acaba por se perder e a forma como Cisco viveu momentos intensos e marcantes durante os combates que partiram Espanha a meio e colocaram irmãos, amigos, conterrâneos, uns contra os outros e cujos efeitos ainda hoje se sentem, perde alguma da intensidade que deveria assumir e o seu carácter humanista, solidário e lutador não recebe o realce que sem dúvida merecia.

Cisco: una guerra, un país, un hombre…
Josep Salvia
Evolution Comics (selo da Panini)
Espanha, Março de 2017
175 x 265 mm, 176 p., pb, capa dura
ISBN: 9788490949139
19,95 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...