Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

18/04/2017

Le Guide Mondial des Records

Recordistas natos







Andy Wharol previu há meio século que todos teríamos direito a 15 minutos de fama, mas possivelmente nunca se apercebeu como o ser humano cada vez os buscaria mais. E das formas mais absurdas.
Paul Baron é verificador do Livro Mundial dos Recordes e a sua função é observar, comprovar e validar – ou não… – as façanhas de todos aqueles que a ele se dirigem. As pretensões mais imbecis, as façanhas mais impensáveis, os propósitos mais obscuros, os fenómenos naturais, tudo lhe é proposto e a todos ele tem que avaliar. Mails, cartas, vídeos chegam-lhe diariamente às dezenas. Fora as propostas feitas pessoalmente  Em todos encontra o desejo de fama, se ser diferente, de ser excepcional... a vontade de gozar os atis '15 minutos de fama'... 
E em quase todos descobre a banalidade, a boçalidade, a impertinência, a imbecilidade, a vontade (insana) de ser ‘alguém’ a qualquer preço.
Humano, sensível, com excepção dos poucos felizardos aprovados, aos outros Baron tenta de alguma forma consolar pelo falhanço e o desinteresse do recorde que se propunha estabelecer ou bater.
Até que um dia, o seu caminho de cruza com um desses ‘recusados’, apostado agora em surgir no ‘Grande Livro’ como o maior serial-killer de seres abjectos.

Policial de fundo social, Le Guide Mondial des Records é uma leitura divertida, à custa do humor negro e do olhar crítico e mordaz que Benaquista lança sobre o ser humano e o seu desejo (crescente) de fama e sucesso, e bem ritmada, graças ao desenho solto e eficiente de Barral.

Le Guide mondial des records Dargaud
Tonino Benacquista (argumento)
Nicolas Barral (desenho)
Dargaud
França, 14 de Abril de 2017
64 p., cor, capa dura
EAN: 9782205075182
14,99 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...