Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

17/04/2017

Mythos suspende distribuição em Portugal


Segundo o Tex Willer Blog, a distribuição dos “fumetti editados pela Mythos Editora está temporariamente SUSPENSA pelo que nos próximos meses não será possível aos fãs e coleccionadores portugueses encontrarem nos quiosques nacionais as diversas séries de Tex, Zagor e J. Kendall”.

E acrescenta o texto escrito por José Carlos Francisco: “A suspensão é temporária e prende-se com problemas de exportação, que entretanto a Mythos Editora está a envidar todos os esforços para ultrapassar e que irão permitir que muito provavelmente em Outubro deste ano possamos voltar a ter nos quiosques nacionais as revistas de de Tex, Zagor e J. Kendall precisamente do ponto em que foi interrompida a distribuição das revistas que actualmente se encontram à venda”. As últimas edições distribuídas podem ser vistas seguindo este link, sendo que boa parte delas ainda está disponível nos habituais locais de venda.
A presença em Anadia, na 4.ª Mostra do Clube Tex Portugal, de Dorival Victor Lopes, editor brasileiro da Mythos Editora, poderá trazer mais alguns esclarecimentos, mas para já a “Mythos Editora pede desculpas a todos os seus fiéis leitores portugueses, mesmo não sendo a responsável por esta suspensão e somente o grande carinho nutrido pelos seus responsáveis pelos leitores portugueses e a paixão destes mesmos leitores (não se esqueça que apesar das revistas chegarem com meses e por vezes até com anos de atraso a Portugal, os leitores portugueses nunca deixaram de adquirir os fumetti da Mythos Editora, em especial as diversas séries de Tex Willer) fez com que a editora de São Paulo envidasse todos os esforços para que os leitores portugueses não ficassem órfãos das personagens da Sergio Bonelli Editore e assim possam, daqui a alguns meses, retomar as suas colecções”.

Esta suspensão, vem juntar-se às sucessivas falhas que tem havido na distribuição das revistas da Marvel e da Turma da Mônica e à já anunciada suspensão definitiva das revistas da DC Comics, todas editadas pela Panini Comics Brasil, e pôr em causa a presença de banda desenhada nos quiosques e bancas portugueses, o que acabará por prejudicar a visibilidade das (actualmente irregulares) edições Disney da Goody.
Apesar de tudo, a situação acaba por não ser assim tão surpreendente, quando se sabe que vêm para Portugal, para serem (mal) distribuídos apenas umas poucas centenas de exemplares de cada título. Poucas centenas mesmo, escrevo eu – a meio caminho entre o conhecimento de causa e a conjectura da realidade – o que ajuda explicar o interesse relativo – para usar um termo simpático – da venda no nosso país de sobras das edições brasileiras.
Apesar de tudo, porque há “leitores fiéis”, esperemos que isto não seja mais do que um efeito passageiro da conjuntura económica de crise que afecta o Brasil, com a desvalorização do real a aumentar os preços de exportação e distribuição das revistas, eventualmente insuficiente para compensar as vantagens da sua venda em euros em Portugal…
E que a falta destas revistas permita ‘desviar’ (pelo menos) alguns dos seus leitores para as (muitas e boas) edições de livraria - Bonelli ou não... - actualmente editadas em Portugal.
As Leituras do Pedro actualizarão este tema assim que houver novidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...