Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

31/01/2017

Hombre Integral

Futuro negro


“Los políticos prometieron que la crisis seria superada en breve con el sacrifício comun.”
In Hombre

Se estas palavras soam incomodamente actuais - embora tenham sido escritas há mais de 30 anos… - as suas consequências, superiormente imaginadas e traçadas por Segura e Ortiz em Hombre, são ainda mais assustadoras.

30/01/2017

Cadernos de Viagem

As viagens da vida

 “Todas as experiências, boas ou ruins, de algum modo acabam nos fazendo entender que elas fazem parte do caminho para nosso crescimento. (...) A experiência de viver é a maior de todas”
In Cadernos de Viagem

Geralmente associamos a expressão “cadernos de viagem” a um conjunto de esboços feitos durante visitas a algum lugar pelo autor. Aqui, Laudo Ferreira utiliza-a para dar título a uma viagem pelas memórias de Miguel, o protagonista - ou será que são mesmo dele, Laudo?

Leitura Nova(Apresentação: Agá





(nota informativa disponibilizada pela Câmara Municipal de Lousada)

“AGÁ” – é o nome da mais recente obra publicada pela autarquia. Apresentada na próxima terça-feira, dia 31 de Janeiro, vai ser oferecida aos alunos finalistas do 3.ºciclo. Trata-se uma banda desenhada, da autoria de Vítor Oliveira, cuja história é datada do ano 2315 onde o mundo como o conhecemos já não existe e as alterações climáticas mudaram o rosto do planeta e de Lousada.

28/01/2017

Orchidea

Lição de vida





A pretexto – desnecessário – do Grande Prémio de Angoulême concedido a Cosey, recupero aqui um texto sobre o álbum Orchidea, originalmente publicado no Jornal de Notícias de 9 de Agosto de 2003~.

27/01/2017

Jolly Jumper ne répond plus

Para lá da imaginação





E para os que pensavam que depois de L’Homme qui tua Lucky Luke melhor não era possível, eis que Guillaume Bouzard nos mostra - num registo diferente mas igualmente estimulante - uma outra faceta igualmente irresistível de (um) Lucky Luke.

26/01/2017

Grande Prémio de Angoulême para Cosey










Bernard Cosendai, mais conhecido no meio da BD como Cosey, foi distinguido com o Grande Prémio da Cidade de Angoulême pelo conjunto da sua obra.

Leitura Nova: A Minha Casa Não Tem Dentro





(nota informativa disponibilizada pela editora)

A chave de A MINHA CASA NÃO TEM DENTRO encontra-se logo na frase que abre a novela (autobio) gráfica: «No dia 22 de Fevereiro de 2016 – por causa de uma veia que rebentou no meu estômago – morri e regressei à vida, num acontecimento que atravessou espaço e tempo separando e unindo em simultâneo. Descrevê-lo com desenhos fez parte dessa viagem.»

25/01/2017

3 em português

  
Ruy, Sales, Mosi

Para além de serem portugueses e fazerem banda desenhada, suponho que nada (?) mais une aqueles três nomes.

Nas bancas: Os Túnicas Azuis #12







(nota informativa disponibilizada pela editora)

O cabo Blutch descobre que tem um sósia. Só que este está internado num asilo depois de ter enlouquecido durante um ataque dos Confederados, e o pai está convencido de que é preciso expô-lo de novo à violência dos combates para que o jovem recupere a razão.

24/01/2017

Velvet #2: Vidas secretas de homens mortos

Em busca da(s) verdade(s)






Gosto de títulos longos e enigmáticos. O que está acima, é um bom exemplo, corresponde ao segundo tomo de Velvet e, podendo não parecer à primeira vista, diz muito sobre ele.
Mas não é ele a razão para hoje destacar este livro.

Nas bancas: Vingadores Secretos - Missão a Marte




(nota informativa disponibilizada pela editora)
“À medida que o supercrime evolui, também aqueles que o combatem terão de fazer o mesmo!
Reunidos por Steve Rogers, os Vingadores Secretos são uma equipa clandestina dos Heróis Mais Poderosos da Terra, que leva a cabo missões ocultas para proteger o mundo do desastre. Parte espiões, parte super-heróis, esta é uma equipa de Vingadores como nunca antes se viu.”

23/01/2017

Ojos Grises

Jogar em casa



Passada em Barcelona, este é mais um exemplo da banda desenhada moderna espanhola que se ambienta e decorre nos locais que os leitores conhecem.
E é a história de um grupo de adolescentes empenhados em denunciar um abuso de poder por parte da autoridade.
Ou algo mais, porque o polícia em causa, um veterano, matou um jovem.

Leituras Novas: Outcast 1 e Velvet 2

 

21/01/2017

Novo álbum de Astérix em 2017




(nota informativa disponibilizada pela editora)

O druida Apolosix não tinha vaticinado nada disso no seu horóscopo para 2017 mas a verdade é que… os irredutíveis gauleses estarão de volta a 19 de Outubro de 2017 para novas aventuras assinadas por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad. Dos confins da Armórica chega-nos uma prancha exclusiva a anunciar este regresso em grande estilo e a abrir um ano que será rico em “gaulesices”! Tome nota da data!

20/01/2017

La Cité des Sauvages

A moda dos cangalheiros






… e o western também parece voltar a estar com Undertaker, os novos Hermann, o recrudescer de Tex, este Stern
… que diga-se em abono da verdade, tanto podia ter por cenário o velho Oeste como outra época qualquer.

Nas bancas: Comix #192

19/01/2017

S.O.S. Meteorologia

Incompreensivelmente





Se os leitores portugueses  de BD ao longo de muitos anos (passados…?) se queixaram - com  toda a razão - das muitas séries franco-belgas deixadas incompletas, As Aventuras de Philip e Francis estão integralmente editadas entre nós, com 3 volumes... em 3 editoras!
Incompreensivelmente?

Exposição: A Banda Escrita de João Paulo Cotrim

18/01/2017

Príncipe Valiente 1961-1962

Humano em 5 vinhetas






Uma das características distintivas da longa saga do Príncipe Valente, é o lado humano do herói, exposto – mais uma vez – nas cinco vinhetas que hoje quero detalhar.

Nas bancas: Os Túnicas Azuis #11


(nota informativa disponibilizada pela editora)
Há assuntos que devem ser evitados quando se fala com um Nortista e a Batalha de Bull Run é precisamente um deles. Tudo se passou no início da Guerra de Secessão. Os Confederados tinham reunido as tropas às portas de Washington e tencionavam tomar a cidade. Lincoln e os generais nortistas preparavam-se para os repelir e preservar a capital. O Presidente estava tão seguro do seu sucesso, que até aceitou que civis, notáveis e a sua própria família assistissem àquela “memorável batalha”. Lá memorável, ela foi. Resta, é saber porquê…

17/01/2017

Black Face + O Ouro do Quebeque

 
Uma boa escolha

Quando soube que Os Túnicas Azuis iam ser a colecção seguinte da parceria ASA/Público, questionei (intimamente) a decisão. Agora, uma dezena de volumes depois, venho dar a mão à palmatória e reconhecer que esta foi uma boa escolha. Pelo menos no que diz respeito ao interesse/qualidade da série.
Mas já lá vou.

15/01/2017

Angoulême vai homenagear René Goscinny





A cidade de Angoulême vai homenagear René Goscinny (1926-1977), argumentista de Astérix, Lucky Luke, Humpá-pá, Iznogoud, Menino Nicolau e muitos outros.
Durante a 44.ª edição do festival de banda desenhada local, o mais importante da Europa, que terá lugar entre 26 e 29 de Janeiro de 2017, será inaugurado um obelisco com 4,5 metros de altura e 7 toneladas de peso, possivelmente em frente à gare local.

Nas bancas: Turma da Mônica

12/01/2017

Ca’Nojo!

A tira dos 5R






Já com 34 livros editados em Portugal – sinal evidente de popularidade e sucesso – a tira Baby Blues pode bem ser caracterizada como ‘a tira dos 5R’ – diferentes – mas nem todos! - claro está.

11/01/2017

Tex Edição Especial Colorida #6

Curtas ou compridas?







Para o bem e para o mal, segundo os diversos pontos de vista – comercial, financeiro, autoral, editorial, dos fãs – os anos recentes vão marcar todo o futuro de Tex.

Nas bancas: Os Túnicas Azuis #10




(nota informativa disponibilizada pela editora)
Um espião canadiano ao serviço do exército nortista traz notícias do seu país: há um velho pesquisador de ouro, oriundo do Alabama, que quer legar a sua fortuna aos Confederados. Estes já atravessaram as linhas nortistas e já alcançaram o Quebeque! É preciso impedi-los a todo o custo de deitarem a mão àquele ouro! Nomeados pelo Estado-Maior, Chesterfield e Blutch lançam-se no encalço do velho benfeitor. Um negociante de peles canadiano, malcheiroso e coberto de piolhos, irá ajudá-los – ou atrasá-los – nas suas buscas.

10/01/2017

O Testamento de William S.

Cansaço



Menos de um mês após a edição francófona e como uma das primeiras traduções da obra, a ASA disponibilizou a tempo do natal o novo álbum de Blake e Mortimer.
De regresso, estão Yves Sente, no argumento, e Andre Juillard, no desenho, uma dupla que assina aqui já o seu sétimo álbum na série e que aparentemente denota algum cansaço ou falta de ideias.

09/01/2017

Mundo de Aventuras #46

Fim de Ciclo






Já o escrevi várias vezes. Cresci com o Mundo de Aventuras, li nele (quase) todo o género de banda desenhada; para o bem (muito) e mal (que quase não identifico) foi a minha escola no que aos quadradinhos diz respeito.

Nas bancas: Vingadores - Primordial

08/01/2017

As Leituras do Pedro em 2016





2016 foi um ano de grande crescimento editorial e isso reflectiu-se em As Leituras do Pedro que atingiram um número recorde de entradas: 561, confirmando igualmente a tendência de crescimento constante, desde a criação deste blog, em 2009.

05/01/2017

Achdé: “Desenhar Lucky Luke é o meu sonho de criança”




Chama-se Hervé Darmenton mas no mundo da banda desenhada é conhecido como Achdé e por ser o actual desenhador de Lucky Luke. “Há já 15 anos”, como fez questão de lembrar com visível orgulho, durante a recente passagem pela Comic Con Portugal 2016.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...