Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

25/02/2017

Os Autógrafos do Pedro: Tony Sandoval

  

(com um agradecimento especial ao Mário Freitas, da Kingpin Books; clicar na imagem para a apreciar em toda a sua extensão)

24/02/2017

Les Beaux Etés #1

Tempo em família






Falar de férias a meio ano de distância tem tanto de nostálgico quanto de masoquista.
Mas era imperdoável, deixar para mais tarde um álbum que (só) descobri esta semana.

23/02/2017

Tony Chu: Fome de vencer

Comer até cair






Há alguma razão para pessoas sensatas e bem formadas lerem e – mais – gostarem de Tony Chu? Alguém no seu perfeito juízo lê uma banda desenhada em que se comem pedaços de cadáveres?
Se vos abri o apetite, a (minha) resposta está já a seguir.

Exposição: Um planeta resiliente



(nota informativa disponibilizada pela organização)

Exposição de Cartoon e BD
“UM PLANETA RESILIENTE - Fragmentos com humor de um planeta não muito distante” de PHERMAD
24 de Fevereiro a 30 de Abril
(Inaugura dia 24 de Fevereiro, pelas 18h30)
Galeria LAR - Lagos – Algarve

(imagem disponibilizada pela organização; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão))

22/02/2017

21/02/2017

Saga #4

O velho enredo



Combinar uma bela história de amor – quanto mais afastados, em termos económicos, sociais, religiosos, de raça… forem os dois membros do casal, melhor – traições, amores cruzados, relações intergeracionais, desemprego, ambição, sexo… é uma das ‘fórmulas’ que melhor funciona para criar histórias que cativem o seu público-alvo: leitores, ouvintes, espectadores…
É a base de Saga.

Leitura Nova: O herói da capa preta










O herói da capa preta
As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho #10

20/02/2017

No Coração das Trevas da DC

A nova colecção Levoir/Público

Era mais ou menos expectável, em face da sucessão de escolhas editoriais que têm norteado as colecções de BD com o jornal Público, mas há já alguns dias que a Levoir confirmou que a sua próxima iniciativa será dedicada aos super-heróis e (principalmente?) aos vilões da DC Comics.
Serão 10 volumes, agrupados sob o título No Coração das Trevas da DC, a publicar semanalmente, à quinta-feira, a partir de 9 de Março, ao preço unitário de 9,90 €.

Leitura Nova: Loki







(nota informativa disponibilizada pela editora)


Apresentado no Comic Con e distribuído em bancas durante o mês de Janeiro, o volume LOKI (colecção Marvel) irá chegar a livrarias a partir desta semana.

19/02/2017

Leitura Nova: Parker 3 – O golpe




(nota informativa disponibilizada pela editora)

Uma vertiginosa viagem através da América, quando Parker consegue reunir uma dúzia dos melhores bandidos para roubar o alvo mais audacioso até então: Uma cidade inteira. Com a maestria a que nos habituou Darwin Cooke.
O Golpe, 3.º volume de Parker continua a história de O Caçador e A Organização.

15/02/2017

Papa-Capim: Noite branca

Diversidade



Diversidade é um dos adjectivos que melhor descreve a colecção Graphic MSP – e, por arrastamento, a obra original de Maurício de Sousa em que os seus volumes se inspiram.
Por isso, depois da ficção-científica, da amizade, dos valores, da aventura que marca(ra)m outros volumes, este livro apresenta-se sob o signo do terror.

Nas bancas: Comix #194 e Hiper #46

 

Nas bancas: Os Túnicas Azuis #15




(nota informativa disponibilizada pela editora)


Esta história remonta ao início da Guerra de Secessão. Nessa altura, Cornelius Chesterfield trabalhava como aprendiz de talhante e Blutch era dono de um saloon. Os leitores ficarão então a saber como Chesterfield se alistou no Exército para escapar ao casamento com a filha do patrão e como Blutch assinou os papéis sem saber… sob o efeito do álcool!

14/02/2017

A minha casa não tem dentro

Experiência limite

“No dia 22 de Fevereiro de 2016 – por causa de uma veia que rebentou no meu estômago – morri e regressei à vida, num acontecimento que atravessou espaço e tempo separando e unindo em simultâneo. (…) Descrevê-lo com desenhos fez parte dessa viagem.”
António Jorge Gonçalves
In A minha casa não tem dentro

Há situações na(s) vida(s) – muitas vezes experiências limite - que só seremos capazes de entender se as vivermos. António Jorge Gonçalves passou por uma. E decidiu partilhá-la.

11/02/2017

Michel Vaillant comemora 70 anos em Le Mans





Os 70 anos da estreia de Michel Vaillant nas páginas da revista belga Tintin, comemorados no passado dia 7, ficaram marcados por dois anúncios: um novo álbum e o regresso às 24 Horas de Le Mans do piloto criado pelo francês Jean Graton, hoje com 92 anos e já retirado.

10/02/2017

Motorcity

Um velho vício






A linha clara de Berthet atrai-me como a luz atrai as borboletas nocturnas.
E mesmo que alguns digam que ele se repete álbum após álbum, continuo a deixar-me levar pela sua linha clara com belas cores lisas de David.

Nas bancas: Especial Indiana Pateta






(nota informativa disponibilizada pela editora)

A aventura da BD Disney chega a um outro patamar com uma edição especial inteiramente dedicada ao herói explorador mais trapalhão de sempre! O primo do Pateta e acérrimo fã de Negritas (os seus doces de alcaçuz), vai deixar-te sem fôlego com as suas constantes viagens mirabolantes pelo mundo fora!

09/02/2017

Histórias Paulistanas

Entre marido e mulher…

As parcerias ao nível do casal, no que à criação de BD diz respeito, marcaram uma época, os anos 1960/70, pelo menos no que à banda desenhada franco-belga diz respeito, principalmente nas duplas marido desenhador/esposa colorista, potenciadas pela proximidade.
Como excepção a esta regra, distinguiram-se, por exemplo, Liliane e Fred Funcken, responsáveis por dezenas de histórias curtas e séries.
Histórias Paulistanas – que tem apresentação em São Paulo no  dia 11 (ver convite abaixo) – é um exemplo contemporâneo desse tipo de 'colaboração conjugal’.

Leituras Novas: Devir

  

08/02/2017

El Muerto

Um verdadeiro clássico






A presença, neste momento, nas bancas e quiosques nacionais de Tex Edição Histórica #96, com a história completa El Muerto, é o pretexto para evocar uma das mais emblemáticas e apreciadas histórias do ranger, um clássico na completa acepção do termo.

Nas bancas: Os Túnicas Azuis #14





(nota informativa disponibilizada pela editora)


Face à necessidade de conseguir novos recrutas para substituir os soldados mortos em combate, Lincoln decreta a conscrição. A medida, altamente impopular, gera um sentimento generalizado de revolta, e Blutch e Chesterfield são enviados para Nova Iorque, juntamente com o seu regimento, para supervisionar as operações de recrutamento dos conscritos.

07/02/2017

Câmaras editoras

 

Nas bancas: Deadpool



(nota informativa disponibilizada pela editora)

“Levado perante o Senado dos Estados Unidos para explicar o seu papel num massacre no México que fez centenas de vítimas, Deadpool está prestes a revelar mais do que qualquer um de nós poderia imaginar! Façamos uma viagem ao passado doentio do Mercenário Desbocado, que irá falar da sua incrível origem. Será verdade ou apenas um jogo de mentiras? Francamente, ninguém se importa! Muito menos o Deadpool!”

Nas bancas: Mythos/Bonelli

06/02/2017

Astronauta: Assimetria

Um risco mais




A retoma, pelo espaço de um álbum, de uma personagem carismática da BD, tem sempre vários riscos associados, um deles, raramente referenciado, o desejo – do editor, do autor, do público… não obrigatoriamente por esta ordem – de que essa experiência, que era para ser una, tenha continuidade.
O Astronauta, de Danilo Beyruth, é um exemplo.

Nas bancas: Comix #193








(nota informativa disponibilizada pela editora)

O mau tempo está aí: é um facto. Chove a potes, o trânsito está caótico… Mas há sempre alguém que está pior. E normalmente, quem está sempre pior que todos os outros é… o Donald, claro!

05/02/2017

Leitura nova: A Marca Jacobs






(nota informativa disponibilizada pela editora)

EDGAR PIERRE JACOBS foi, com Hergé e Franquin, um dos três pilares da banda desenhada Belga do século XX.
Fãs do seu trabalho e muito particularmente dos títulos Blake e Mortimer da grande época, o argumentista Rodolphe e o desenhador Louis Alloing decidiram contar-nos a sua história.

Tertúlia BD de Lisboa: 392.º encontro







Data: 7 de Fevereio de 2017
Local: Rua Portas de santo Antão, nº 58
Convidado especial: Patrik Caetano
Apresentação: H-alt #4

04/02/2017

Leituras de Janeiro

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
As Melhores leituras...

   

03/02/2017

La más buscada de S.H.I.E.L.D.

Influências



‘Marvel’, nos nossos dias, soa de forma diferente consoante a geração que ouve. Os mais novos, crianças e adolescentes, pensarão de imediato nos desenhos animados que passam nas TV’s, as gerações seguintes evocarão os filmes de sucesso que regularmente estreiam e, curiosamente, serão os que contam mais anos que associarão a Casa das Ideias primeiramente às histórias aos quadradinhos. Que estão, como todos sabemos, na origem de tudo o resto…

Leitura Nova: Academia Jedi









(nota informativa disponibilizada pela editora)

Primeiro livro de uma nova e muito divertida série de BD do aclamado autor Jeffrey Brown, best-seller do The New York Times.

02/02/2017

O Ouro dos Confederados

O Tex ‘de’




Apesar de todas as iniciativas editoriais para homogeneizar e unificar a saga texiana ao longo de quase sete décadas, a verdade é que há casos em que se distingue o Tex deste(s) ou daquele(s) autor(es).
Um dos exemplos mais evidentes, é o Tex ‘de’ Antonio Segura e José Ortiz.

Leituras Novas: G. Floy

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...