Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

08/01/2018

2017: As escolhas de José de Freitas (G. Floy)


As Leituras do Pedro pediram a vários editores de BD nacionais que sugerissem aos seus leitores (até) três dos livros que editaram em 2017 e, em contrapartida, outros tantos livros de outros editores. Essas sugestões serão publicadas por ordem de recepção das respostas.
A abrir, as escolhas de José de Freitas, editor da G. Floy, com as respectivas justificações.

Edições próprias

Wytches / Bruxas
Scott Snyder e Jock
Uma excelente história de terror, com um grafismo extremamente original e forte, muito autocontida, e que inaugurou o nosso formato deluxe.

A Leoa: Um Retrato Gráfico de Karen Blixen
Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg
É um dos livros do ano que foge ao nosso catálogo normal, e é uma belíssima biografia - não só em termos de argumento, pelas soluções narrativa que encontra, mas pelo grafismo fantástico – especialmente para um dinamarquês como eu!

Southern Bastards vol. 3: Regressos
Jason Aaron e Jason Latour
Continua a ser uma das minhas séries de BD favoritas, apesar da edição US ter ganhado algum atraso. Este volume traz-nos seis histórias, focadas em seis personagens diferentes do Condado de Craw, e Jason Aaron acaba de dispor finalmente todos os elementos no seu xadrez, esperamos que comece a grande confrontação...




Outras edições

No Caderno da Tangerina
Rita Alfaiate
Escorpião Azul
Não será o MELHOR livro de BD portuguesa que li nestes últimos anos, mas que é uma estreia tremenda de uma autora até agora desconhecida, é. Desenho divertido, dinâmico, cheio de alguma influência mangá e uma história bem construída e creepy q.b. Recomenda-se!

Olimpo Tropical
André Diniz e Laudo Ferreira
Polvo
Vou lendo livros do André Diniz, e vai-se confirmando que ele é um dos melhores argumentistas de BD em língua portuguesa, senão o melhor.
Neste livro, regressa às favelas, mas desta vez numa história dura, querida, comovente, surpreendente e dramática. Não serei o maior fã do desenho do Laudo, mas aqui ele funciona à perfeição em dupla com a história Uma das melhores BD's do ano.

Histórias do Bairro
Gabi Beltrán e Bartolomé Seguí
Levoir
Foi uma das boas surpresas do ano (e uma das Novelas Gráficas que não fui eu a propor), uma história forte e enraizada numa realidade que não será muito estranha aos portugueses que viveram a sua adolescência no início dos anos 80. Desenho simples, algo linha clara, e um volume que respira libertação.




Este ano, à imagem dos dois ou três anteriores, trouxe-nos muita e boa BD, de tal modo que foi MESMO difícil escolher os três de cada uma das categorias. Tive de aplicar alguns critérios, e no caso, privilegiei os autores portugueses. Havia outros, e tive de deixar para trás muitos outros livros que "gostaria de ter editado", como Comer/Beber, Polina, Ronin, From Hell, Monstress, etc... Dentro dos que editei eu, ressalvaria também The Wicked + The Divine vol. 1, Saga, etc...
Por isso, não se fiquem pelas minhas recomendações e procurem ler e descobrir mais BD!

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. Fujo de terror como o vampiro foge do alho...:-)
    A Leoa tenho algures nas prateleiras de livros a ler.
    Sout. Bast. li o primeiro e não gostei nem do argumento nem do desenho. Já não comprei mais.
    O Caderno...como primeira obra é obra! Como livro em si, concordo comn o JF. Não será o melhor de BD portuguesa (nem tem surgido no 'inquérito' do Pedro), mas é um bom primeiro livro. O André Diniz... acho que ainda não li nada dele e as história do bairro. Sim sehor. Uma boa obra.

    Fico à espera de outros editores

    Não sendo um "fórum", o Leituras de BD permite alguma interactividade entre leitores e editores.
    Obrigado Pedro.

    ResponderEliminar
  2. Leituras de BD, pco69? A sério? ;)
    E já agora, descobre o André Diniz. Aconselho vivamente o Morro da Favela, porque o Olimpo Tropical ainda está no monte à espera...
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sorry :-)
      Leituras do Pedro :-)
      (sendo que havendo esta interactividade, acaba um pouco por ser "as nossas leituras") :-)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...